No pós-covid, Europa quer reduzir velocidade do trânsito

Ações para acalmar o trânsito serão discutidas durante a live "Pedalar depois da Crise, neste sábado, às 11 horas. Participam Marcio Deslandes e Denise Silveira

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/Unibes  |  Autor: Da Redação/Mobilize Brasil  |  Postado em: 09 de julho de 2020

 

Pedalar depois da crise é o tema da live que a Unibes Cultural realiza neste sábado (11), às 11 horas da manhã. O encontro vai reunir o especialista em relações institucionais e cicloativista Marcio Deslandes e a a jornalista, documentarista e cicloativista Denise Silveira, também colaboradora do Mobilize Brasil.


Deslandes, que é summit manager do Fórum Internacional dos Transportes (ITF) na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), vai falar sobre como a Europa começa a sair da crise provocada pela covid-19, e sobre o importante papel que a mobilidade ativa tem desempenhado nessa "nova normalidade", condição que exigirá um trânsito mais seguro para pedestres e ciclistas. "O perigo não está na bicicleta, ou na pessoa caminhando, mas na velocidade excessiva dos carros", justifica o ativista.

 

Marcio Deslandes acredita que a bicicleta tem potencial para transformar a mobilidade nas cidades de todo o mundo, com enormes ganhos ambientais para as cidades e para o clima do planeta, mas também para a saúde física e mental das pessoas.


Faixas de ônibus duplicadas
Entre as novidades, ele falará sobre os novos projetos de faixas exclusivas para ônibus, que pretendem duplicar o espaço dedicado ao transporte coletivo nas ruas, como forma de reduzir os tempos de viagens e evitar a lotação excessiva nos coletivos, além de restringir a circulação dos carros particulares.

 

Denise Silveira explica que a live integra as ações educativas da exposição 'Bicicleta, Identidade Cultural', prevista para setembro, mês da mobilidade. É uma série de snapshots de sua autoria que vai ocupar a galeria da Unibes Cultural e o muro da avenida Dr. Arnaldo com cartazes lambe-lambe. "As imagens mostram o cotidiano da bike como meio de transporte e sua relação com a cultura na Bélgica Holanda, Inglaterra, Irlanda e Rússia. 

 

Para assistir à live Pedalar depois da Crise, acesse: 

Facebook: facebook.com/UnibesCultural
Instagram: instagram.com/unibescultural/
YouTube: youtube.com/channel/UCz2tQ2I5BxO2W2-7EKkJOAw

  

Leia também:
Pequenas histórias do Velo-City 2019
"A bicicleta pode mudar as cidades", diz Ana Carboni, da UCB
No Equador, uma cidade média inicia sua revolução na mobilidade
"Precisamos achatar a curva de uso do transporte público"
Ciclovia da cidade de Atibaia (SP) tem mais um trecho concluído


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário