Londres terá faixas de ônibus 24h em todos os dias da semana

Objetivo da prefeitura é melhorar a mobilidade na capital do Reino Unido durante e após a crise da covid-19, e estimular as pessoas a não utilizarem o carro

Notícias
 

Fonte: Diário do Transporte  |  Autor: Alexandre Pelegi  |  Postado em: 23 de julho de 2020

Londres aumenta o tempo dos ônibus em circulação

Londres aumenta o tempo dos ônibus em circulação

créditos: TfL/ Divulgação

A Transport for London (TfL), organização responsável pelas principais vias de Londres, planeja implantar faixas exclusivas de ônibus 24 horas por dia, todos os dias da semana. O objetivo é melhorar a mobilidade na capital do Reino Unido durante e após a crise do coronavírus.

 

De acordo com a TfL, a mudança se destina às ruas mais movimentadas da capital, e ajudará na mobilidade urbana quando as medidas de lockdown forem canceladas.

 

As propostas em avaliação definem que algumas faixas de ônibus terão seus horários de funcionamento prolongados, passando a operar o dia todo, todos os dias.

 

Segundo a TfL, a medida visa evitar que o retorno da mobilidade na capital pós-pandemia se dê com protagonismo do automóvel. Além de melhorar os tempos de viagem de ônibus e aumentar a segurança para quem viaja no transporte público, ao tirar os carros da rua a medida beneficiárá também quem se utiliza de bicicleta.

 

A organização, administrada pela prefeitura, espera que, com a melhoria dos tempos de viagem, as pessoas deixem seus carros e passem a utilizar os ônibus, que podem transportar 10 vezes a ocupação média de um automóvel, mesmo com as atuais medidas de distanciamento social em vigor.

 

Como já ocorre atualmente, bicicletas, táxis e motocicletas poderão usar as faixas de ônibus.

 

Período de teste 

Antes de o esquema de faixas exclusivas 24 horas se tornar permanente na capital, ele será avaliado neste verão londrino, que termina em setembro.

 

O período de avaliação deve durar no mínimo seis meses, após os quais a TfL colherá críticas e sugestões dos grupos de representantes de passageiros, do setor comercial e dos grupos de acessibilidade e inclusão.

 

Claire Mann, diretora de operações de ônibus da TfL, afirmou que a avaliação ajudará a TfL a ajustar sua rede e a se adaptar aos desafios de trabalhar com o coronavírus em circulação.

 

“Essa pandemia mudou a maneira como todos vivemos, trabalhamos e viajamos“, disse ela. “Por esse motivo, precisamos adaptar nossa rede, ser flexíveis e continuar a ajudar as pessoas a viajarem com segurança e confiabilidade à medida que Londres se recupera”.

 

Segundo Mann, as alterações propostas nas horas operacionais das faixas de ônibus trarão benefícios significativos para os passageiros e as pessoas que andam de bicicleta além do horário atual de operação: "Consideraremos cuidadosamente todas as críticas para garantir o maior benefício para o maior número de pessoas, e apoiar a recuperação de Londres pós coronavírus “.

 

A mudança foi elogiada por Tim Bellenger, diretor da London TravelWatch, organização que representa os interesses dos usuários de transporte na capital e nos arredores. Para ele, a medida vai permitir reduzir os tempos de viagem e aumentar a confiabilidade nos ônibus.

 

Leia também:
Agora é Londres... contra a covid-19, mais ciclovias e calçadas amplas
Expresso #8: A mobilidade no "novo normal" pode ter menos carros
Metrô e ônibus lotam no primeiro dia de relaxamento no Reino Unido
Velocidade média dos ônibus fica estagnada em 16 km/h na cidade de SP
Transporte público tem que ter subsídio. Ouça o Boletim Mobilize


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário