Boletim Mobilize #132: o Mapa Calçadas do Brasil

Ricky Ribeiro fala sobre o mapeamento de calçadas realizado em 2019 pelo Mobilize. Como está sua cidade agora?

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Ricky Ribeiro/Mobilize Brasil  |  Postado em: 30 de julho de 2020

Calçadas do Brasil

Calçada exemplar: contínua, confortável e segura

créditos: Mobilize Brasil


Nesta edição #132 do Boletim Mobilize, Ricky Ribeiro discute a ferramenta dá acesso às notas, detalhes e imagens das avaliações de acessibilidade e caminhabilidade realizadas em 2019 por colaboradores nas 27 capitais do país. É um recurso para verificar se houve ou não melhorias nas calçadas

 

Se preferir, leia o texto:
Olá. Na semana passada, o Mobilize lançou o Mapa Calçadas do Brasil, um documento em formato gráfico que reúne dados e imagens das 878 avaliações de acessibilidade e caminhabilidade realizadas em 2019 nas 27 capitais brasileiras. O mapa é um tipo de atalho para os resultados da Campanha Calçadas do Brasil, ação que mobilizou dezenas de colaboradores para analisar as calçadas, a sinalização para pedestres e demais itens de conforto no entorno de edifícios e outras instalações mantidas pelo poder público.

 


As avaliações da Campanha Calçadas do Brasil foram realizadas por equipes de professores e estudantes de arquitetura e de engenharia, além de ativistas. Foram avaliados doze itens, que receberam notas de zero a dez e que geraram médias para cada local. As equipes também documentaram suas avaliações com fotografias das calçadas, da sinalização e de outros itens encontrados em cada local. Decidimos divulgar agora o Mapa Calçadas do Brasil para lembrar às pessoas, aos prefeitos e aos candidatos às eleições municipais como estavam as calçadas há um ano, entre junho e julho de 2019. Ele vai permitir que os moradores verifiquem se obras de correção ou melhoria foram realizadas ao longo destes doze meses. E cobrar providências, quando for o caso.


Afinal, como já sabemos, caminhar é a forma mais simples, leve, econômica e de baixo impacto para o transporte urbano, especialmente em deslocamentos de até 2 km. Ao melhorar as condições de acessibilidade nas calçadas, os gestores públicos contribuem para tirar carros das ruas e reduzir os congestionamentos e suas consequências. Mais gente caminhando - e mantendo a distância segura para evitar a Covid-19 - significa melhor saúde para as pessoas e suas cidades. Para verificar as avaliações, basta acessar o site mobilize.org.br. Lá você encontrará as indicações para chegar ao Mapa. Depois, basta sair navegando e pesquisando as avaliações realizadas em cada uma das 27 capitais. Eu sou Ricky Ribeiro e este é o Boletim Mobilize.

 


Leia também:
Mobilize lança o Mapa Calçadas do Brasil
Colocamos pessoas em 1º lugar, não carros, diz prefeito de Pontevedra
Bikes e ciclovias no podcast Expresso #10. Ouça!

Corredores de ônibus de Campo Grande vão preservar as calçadas
Templos gregos tinham rampas de acesso a pessoas com deficiência


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário