Ciclovia Musical em bate-papo, neste sábado (22)

Encontro integra o evento "Bicicleta, Identidade Cultural", com transmissão em rede, por várias plataformas, incluindo as redes do Mobilize Brasil

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha/Mobilize Brasil  |  Postado em: 19 de agosto de 2020

Live: Bicicleta e Identidade Cultural

Live: bicicleta, música e políticas públicas

créditos: Reprodução: Documentário Ciclovia Musical


Desde o início da pandemia, a Unibes Cultural e a jornalista Denise Silveira estão realizando lives para o debate sobre a mobilidade urbana como parte do evento "Bicicleta, Identidade Cultural", que integra a programação da Unibes em 2020. Já foram entrevistados personagens de destaque no cenário internacional, como Marcio Deslandes, Relações Internacionais e Summit Manager do Fórum Internacional dos Transportes (FIT), de Paris. E também a brasileira Veronica Sesoko, engenheira especializada em transportes, uma das mais jovens funcionárias da prefeitura de Dublin, Irlanda.


O próximo encontro, neste sábado (22), às 15 horas, terá a presença de Giane Martins, diretora da ação Ciclovia Musical, Luciana Barcellos, chefe de redação da Band TV, Marcos de Sousa, editor do Mobilize, e Yuri Vasquez, da Ciclocidade. "Faremos esse bate-papo como se estivéssemos nas ruas, nos trajetos da Ciclovia Musical. A mobilidade ativa e a cultura são importantíssimas nesse contexto de pandemia. Desta vez a Giane Martins traz para nós uma performance diferente, com a violinista Graziela Fortunato, que promete incluir música clássica no debate sobre a bicicleta e as cidades", explica Denise. Outra participação especial vem de Portugal, com a presença (virtual) de João Camolas, que falará sobre a mudança de paradigmas na mobilidade em Lisboa.


Bicicleta em seis países
Os encontros integram a exposição "Bicicleta, Identidade Cultural", que fará parte da programação de 2020 da Unibes Cultural, para quando a galeria for reaberta com a necessária segurança. São snapshots feitos pela jornalista Denise Silveira em seis países: Alemanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Irlanda e Rússia. As imagens mostram o cotidiano da bicicleta como meio de transporte. Uma reflexão sobre o direito à mobilidade ativa relacionada à cultura dos povos. Em 2021 a mostra segue para a Via 4 e Via Mobilidade nas plataformas do metrô de São Paulo.


"A Unibes Cultural é um hub de cultura fundamental para a cidade de São Paulo e ocupa seu espaço democrático de debate em tempos de pandemia. É muito importante que a pauta da mobilidade ativa saia da bolha dos ciclistas e da polarização política e tome seu lugar de destaque na luta pelos direitos de todas as pessoas", afirma Denise. "A novidade do próximo encontro virtual é a parceria firmada no cenário nacional quando o assunto é bicicleta e as cidades. Teremos um pool de transmissão nas redes sociais, ampliando o público tão diverso e inteligente que já é engajado com a Unibes Cultural nas redes, com Ciclocidade, Ciclovia Musical, e do Mobilize Brasil", completa.

 

QUEM PARTICIPA:

Denise Silveira
Jornalista gaúcha radicada em São Paulo, especializada em cobertura nacional e internacional de TV, trabalhou nos principais veículos de comunicação. Em 2013, por problemas de saúde, ficou 8 meses sem caminhar e passou a ver a mobilidade de outra maneira. Militou nas audiências públicas da Lei Brasileira de Inclusão pelos direitos dos portadores de redução de mobilidade. E começou a usar a bicicleta para evitar a falta de acessibilidade no transporte público. Menção Honrosa no Mobifilm 2018, Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança no Trânsito, com o curta "Ciclovia Musical". Sua matéria independente sobre a Velo-city 2019 e o impacto da conferência global - organizada pela Federação Europeia de Ciclistas - no trabalho social da ONG Pedala Queimados, publicada pelo Portal Mobilize, concorre ao Prêmio Vladimir Herzog de Justiça e Direitos Humanos.


Debatedores:

Giane Martins
É diretora executiva da ArteMatriz Soluções Culturais, empresa de agenciamento de artistas de ópera e música erudita e que atua igualmente na criação e gerenciamento de projetos focados em arte e cultura. Bacharel em Música/Oboé pela USP e bolsista da CAPES durante seus estudos de pós-graduação artística na “Escola Superior de Música e Artes Dramáticas de Stuttgart”, Alemanha. Foi oboísta e corne-inglês da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo de 2001 a 2013. Criou em 2013 o projeto Ciclovia Musical que une música, ciclismo e meio ambiente com sete edições realizadas, sendo seis em São Paulo/SP e uma em Jundiaí (SP).


Luciana Barcellos
Gaúcha, jornalista com experiência voltada para cobertura de TV. Começou a carreira em Porto Alegre e mora em São Paulo há 20 anos. Nesse meio tempo, viveu dois anos no Rio de Janeiro onde a bicicleta era parte do dia a dia. Trabalhou nas grandes redações sempre com foco mais voltado para a cobertura nacional, mas o interesse por cidades e urbanismo vem de longe. No anos passado, com a ida para chefia da redação da manhã da Band passou a liderar um projeto também de jornalismo local. O Bora SP permitiu esse contato mais diário com assuntos ligados à mobilidade.


Marcos de Sousa
Paulistano, editor e coordenador de campanha do Mobilize Brasil. Jornalista formado pela USP em 1985, trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde (OESP) e nas revistas Arquitetura e Urbanismo, e Projeto Design. Em 1994 fundou a Editora Mandarim - Mandarim Comunicação onde editou uma série de livros sobre urbanismo, paisagismo, arquitetura e tecnologia do ambiente construído. Trabalhou com a artista Maria Bonomi no projeto "Epopeia Paulista na Estação da Luz". Foi um dos criadores e editores do portal Copa 2014. Desde 2011 trabalha com o Mobilize Brasil.


Yuri Vasquez
Educador Físico e Historiador, fotógrafo documental nas horas vagas. Mestre em Cultura da bicicleta pela PUC-SP, foi diretor da Ciclocidade- Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo. Atualmente atua na elaboração e aplicação de metodologias para formação e articulação de ciclistas-ativistas e em pesquisas sobre uso da bicicleta em São Paulo. Co-idealizador do projeto Diálogos Sobre Rodas.


Participações especiais:


Graziela Fortunato
Violinista, toca atualmente na Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Bacharel em violino pela  Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trabalhou durante dois anos nos Estados Unidos, onde tocou na Cedar Rapids Symphony Orchestra e na Quad City Symphony. Com o Quarteto Real se apresentou em algumas edições da Ciclovia Musical.


João Camolas
Formado em gestão e marketing, Camolas é assessor do vereador da Mobilidade da Câmara de Lisboa para as áreas da mobilidade em bicicleta e comunicação. Em 2009 começou a trabalhar na Câmara de Lisboa, como assessor do vereador do Ambiente, responsável por desenvolver a primeira rede de “percursos e corredores” cicláveis em Lisboa, interligados com a criação de corredores verdes. É responsável pela coordenação política do planeamento e implementação da rede ciclável e da promoção do uso da bicicleta em Lisboa. Coordenou ainda a candidatura de Lisboa à organização do Velo-city 2021 e é o responsável do município pelo programa do evento.

 

Para acompanhar e participar, acesse:

 

Leia também:
 "Pressionar os candidatos em defesa da mobilidade sustentável"
Estudante mapeia a largura das calçadas em SP
Carroças e triciclos elétricos, inovação que ajuda o trabalho dos catadores
Pequenas histórias do Velo-City 2019


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário