Calçada Cilada: 80% apontam passeios esburacados, obstruídos, estreitos

Este é o principal resultado da ação organizada pelo instituto Corrida Amiga, da qual participaram mais de mil pessoas de 149 cidades e 25 estados brasileiros

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 27 de agosto de 2020

Ação denuncia caminhos obstruídos à mobilidade a p

Ação denuncia caminhos obstruídos à mobilidade a pé

créditos: Wanderley Oliveira/ Aquivo Mobilize

Durante o mês de julho, a campanha nacional Calçada Cilada 2020, organizada pelo instituto Corrida Amiga, mobilizou a população brasileira para participar de uma consulta pública digital em parceria com o aplicativo Colab.

 

Mais uma vez os resultados confirmaram o descaso do poder público no trato com a mobilidade ativa em todo o país. Assim, entre os resultados desta sétima edição da campanha, o que mais incomodou o deslocamento do pedestre, aparecendo na dianteira em 80% das consultas realizadas, foram as calçadas irregulares, com buracos, estreitas e obstruídas. Em segundo lugar destaque para a falta de segurança pública (apontada por 31% dos participantes), seguida da falta de segurança viária (27%) e da falta de acessibilidade (23%). 

 

 

Clique aqui para ver em Estudos o relatório completo com os resultados desta ação.

 

Pandemia

Calçada Cilada está na sétima edição e, por conta da pandemia, este ano foi realizada virtualmente, por meio de consulta pública digital. Desta vez as análises concentraram-se nas calçadas do entorno de unidades de saúde e de ensino, áreas que deveriam ser priorizadas pelas prefeituras devido à necessidade de distanciamento físico e grande fluxo de pessoas.

 

A campanha contou com o apoio de cidadãos e cidadãs nas regiões sudeste, centro-oeste, sul e nordeste e norte do Brasil, onde foram apontadas 928 instituições de saúde e ensino com problemas de acesso para o pedestre, chamando a atenção para situação precária da mobilidade a pé. Participaram da consulta 1032 pessoas de 149 cidades e 25 estados brasileiros.

 

Agora, os dados da consulta pública serão encaminhados ao poder público de cada município, e os organizadores da ação prometem acompanhar as respostas e prosseguir na luta pela ampliação dos espaços para circulação a pé, especialmente no contexto da pandemia.

 

Leia também:
Calçada Cilada 2020 revela armadilhas para pedestres em 149 cidades
Boletim Mobilize #132: o Mapa Calçadas do Brasil
Calçada vai ser tema nas eleições municipais
Calçadas do Brasil 2019 na Rádio Senado
Boletim Mobilize #134: Como os pedestres percebem a cidade
Pedestre, riscos e proteção à vida


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário