Boletim Mobilize #140: A pandemia e o Dia sem Carro

Nesta edição, Ricky Ribeiro fala sobre o Dia Mundial sem Carro em plena pandemia da Covid-19, que conseguiu tirar carros das ruas

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Ricky Ribeiro/Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de setembro de 2020

Dia Mundial sem Carro

Dia Mundial sem Carro: mobilidade sem impacto ambiental

créditos: Imagem: Pixabay


A pandemia conseguiu reduzir a circulação dos automóveis nas cidades e mostrou que as ruas ficaram mais calmas, o ar ficou mais limpo, e até o céu se mostrou mais azul. É um bom momento para refletir sobre os deslocamentos do dia-a-dia, e como será nossa rotina no mundo pós pandemia. Conseguiremos mudar?


Ouça o Boletim Mobilize #140

Se preferir, leia o texto:
"Olá. Amanhã, dia 22 de setembro, acontece o Dia Mundial sem Carro. A data, que é celebrada desde 1997, desta vez será diferente dos anos anteriores por causa da pandemia do novo coronavírus. Afinal, de lá pra cá mudanças importantes aconteceram na mobilidade urbana, e vale parar para pensar a respeito. Por exemplo, tivemos dias com ruas quase sem carros, na fase mais rigorosa do isolamento social. E essa queda forçada na circulação de pessoas resultou em cidades menos ruidosas e com ar mais limpo.


Desnecessário lembrar que a redução da emissão de gases de efeito estufa traz valiosos benefícios ambientais e à saúde humana. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 7 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo por causas atribuídas à poluição atmosférica. Esse número é muito maior que as vítimas da Covid-19, que até o momento atingiu aproximadamente 1 milhão de óbitos. A quarentena forçou uma mudança de hábitos para todos ao redor do planeta, e essa mudança vai muito além das questões de higiene e do uso de máscaras.


Então, este é um bom momento para refletirmos sobre os deslocamentos que realizamos, ou pelo menos realizávamos, no dia-a-dia, e como será nossa rotina no mundo pós pandemia. É possível evitar alguns deslocamentos que fazíamos antes? Conseguimos substituir as saídas necessárias por modos mais sustentáveis? Um futuro mais respeitoso ao meio ambiente e à sociedade depende de nós. Eu sou Ricky Ribeiro e este é o Boletim Mobilize."


Leia também:
Impactos da Covid-19 sobre o transporte por ônibus
Pandemia escancara dura realidade do transporte público urbano
"Precisamos achatar a curva de uso do transporte público"
Como destravar o transporte público no pós-pandemia?
Baixa oferta dificulta retomada do transporte público


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário