Mundo quer reduzir 50% das mortes no trânsito até 2030

A cada ano são mais de 1,3 milhão de vidas perdidas e 50 milhões de pessoas marcadas por sequelas de acidentes. Ouça o Boletim Mobilize #141

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Ricky Ribeiro/Mobilize Brasil  |  Postado em: 28 de setembro de 2020

Tráfego em Toronto, Canadá

Tráfego urbano em Toronto, Canadá

créditos: The Star/Toronto


Nesta edição, Ricky Ribeiro fala sobre a campanha da Organização Mundial de Saúde para reduzir as fatalidades no trânsito.

Ouça o Boletim Mobilize #141  

 

Se preferir, leia o texto:

"Na semana passada, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea, divulgou o estudo "Impactos socioeconômicos dos acidentes de transporte no Brasil". O documento traz números alarmantes, como as quase quinhentas mil vidas perdidas no trânsito brasileiro entre 2007 e 2018, e mostra que o país gasta 132 bilhões de reais por ano com acidentes de transporte.

Mortes no trânsito são uma grande preocupação global. São mais de 1 milhão e trezentas mil pessoas mortas por ano no mundo. Para dar uma resposta a esse grave problema, no início de 2020, membros de 140 países participaram da 3ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança no Trânsito, e firmaram a Declaração de Estocolmo, que estabeleceu a meta de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2030.

Entre os 18 pontos destacados no documento, estão a redução dos limites de velocidade, a fabricação de carros com melhores equipamentos de segurança, e a migração do transporte individual para modos mais sustentáveis, como caminhada, bicicleta, e transporte público.

Essa última recomendação tem o potencial não só de reduzir o número de acidentes, mas também de melhorar a qualidade do ar, e aumentar a saúde e qualidade de vida da população.


Quer mais? Ouça o Expresso #19

 

Leia também:
Conheça a Declaração de Estocolmo
Brasil gasta 132 bilhões por ano com acidentes de transporte
O mito da "infraestrutura para pedestres"
Estamos no fim da era do petróleo?
Novidade: Rio de Janeiro ganha 500 bikes elétricas compartilhadas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário