Webinar: Para onde vamos? Como destravar a Política de Mobilidade?

Webinar nesta quarta (21), às 19h30: Por que a Política Nacional de Mobilidade Urbana não avança? Propostas para democratizar a mobilidade nas cidades

Notícias
 

Fonte: Da Redação/Mobilize Brasil  |  Autor: Da Redação/Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de outubro de 2020


Sancionada em 2012, a chamada lei da mobilidade ainda não conseguiu alcançar as ruas das cidades brasileiras. Agora, com as eleições municipais, o tema está em pauta, mas com muita promessa de asfalto, viadutos e túneis para carros. Precisamos virar essa página e apostar em mais transporte coletivo, ciclovias e cidades para caminhar com segurança.


Nesta quarta-feira, dia 21, às 19h30, nas redes sociais do Mobilize, vamos discutir os problemas que emperram a adoção dos conceitos da Política Nacional de Mobilidade Urbana em nossas cidades. A Lei 12.587 foi sancionada em 2012 para orientar o planejamento de todo o transporte nas cidades brasileiras com ênfase e prioridade a pedestres, ciclistas e usuários do transporte público, buscando um desestímulo ao uso do carro nos espaços urbanos.


Pelo texto original, os municípios com mais de 20 mil habitantes estão obrigados a elaborar planos de mobilidade coerentes com os conceitos da lei para que possam obter financiamento federal a quaisquer projetos de transportes. Mas, o prazo para essa exigência já foi adiado três vezes porque os gestores públicos simplesmente não conseguem - e em alguns casos não querem - investir em planejamento.


Portanto, não perca o nosso webinar. Estaremos com Rodrigo Tortoriello, secretário Extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, ao lado de Glaúcia Pereira, uma especialista em dados sobre mobilidade, também com Luma Costa, analista da Confederação Nacional dos Municípios, e com Rodrigo Ferreira, especialista em políticas públicas da 99. A mediação será feita por Marcos de Sousa, editor do Mobilize.

 


É nesta quarta-feira, dia 21, às 19h30. Participe e mande suas perguntas!


Acompanhe:
Youtubeyoutube.com/user/MobilizeBrasil
Facebook: facebook.com/portalmobilize/


Leia também:
Capitais brasileiras estão entre as piores em transporte público
GuiaEleições 2020 - Como ter um transporte público eficiente
Financiamento extratarifário dos serviços de transporte público
Prefeito de Los Angeles (EUA) propõe tarifa zero para o transporte


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário