No Japão, apenas 23% param para o pedestre em faixas sem semáforo

Pesquisa nacional revela que menos de um quarto dos motoristas japoneses param seu veículo ao avistar alguém querendo atravessar uma via sem farol. Resultado decepcionou

Notícias
 

Fonte: Loucos por Geek  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de novembro de 2020

Em vias sem semáforo, o japonês sofre para atraves

Em vias sem semáforo, o japonês sofre para atravessar

créditos: Reprodução

A Fundação Japonesa de Automóveis (JAF) realizou uma pesquisa nacional para ver se os carros parariam ou não para as pessoas que mostrassem querer atravessar a rua nas faixas de pedestres sem semáforos. Na visão dos pesquisadores, essa seria a condição ideal e desejável para se ter uma boa relação com as pessoas no trânsito. 

 

A pesquisa observou pouco mais de 9.400 veículos, em vias de 94 regiões do país. Para cada cidade foram feitas avaliações em duas faixas de pedestres.

 

O resultado entristeceu os pesquisadores, pois no final apenas 23% dos veículos de fato pararam para deixar o pedestre passar. Ou seja, menos de um quarto dos automóveis pararam ao avistar alguém com intenção de atravessar.

 

Apesar de considerarem baixo esse percentual, o resultado agora superou em quatro pontos o obtido em pesquisa igual, realizada no ano passado. Ou seja, houve um aumento no número de motoristas conscientes da prioridade do pedestre. Ainda assim, a avaliação é que continua sendo inseguro aos cidadãos confiarem no trânsito motorizado no Japão.

 

Respeito ao pedestre

Nessa pesquisa, o melhor resultado ficou para a cidadezinha rural de Nagano, a oeste de Tóquio, onde 72,4% dos veículos pararam quando se deparavam com alguém querendo atravessar a via. 

 

Embora haja no país oriental a percepção de que, se você estiver em uma faixa de pedestres com semáforos, a travessia será sempre segura e tranquila, o objetivo da JAF com este estudo foi buscar criar uma maior conscientização tanto dos motoristas quanto dos pedestres. 

 

Travessia com sinalização e semáforo em Tóquio: 100% segura ao pedestre. Foto: Reprodução

 

Pedestres que participaram da pesquisa deram suas impressões sobre a experiência, como estas: 

 

Muitas vezes eu atravessava a rua nas faixas de pedestres sem semáforos, e os veículos que paravam eram mais carros de polícia e caminhões de bombeiros. Às vezes, caminhões grandes. Os carros normais é que não param, mesmo se você levantar a mão."

 

Os motoristas dizem que não param porque é perigoso frear quando ninguém atrás está parando. Mas acredito que se forem impostas regras mais rigorosas nesse sentido por uns três anos, as pessoas aprenderão a parar. Afinal, todo mundo obedeceu ao uso do cinto de segurança e a leis que punem quem dirigir embriagado.”

 

Leia também:
Asfalto novo, sem pintura de faixas ameaça pedestres e ciclistas em SP
Londres aproveita quarentena para repintar faixa de pedestre dos Beatles
Até a faixa de pedestres se levanta!
O mito da "infraestrutura para pedestres"
Pedestre, condição natural, questão cultural


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário