Brasil lança carta por cidades inteligentes

Carta procura ajustar o conceito de "smart-cities" às condições brasileiras em uma perspectiva de acelerar a transformação digital e buscar cidades mais humanas

Notícias
 

Fonte: Smart Cities Session 2020/Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de dezembro de 2020

Parque da Cidade, em Jundiaí

Cidades conectadas, porém mais humanas

créditos: Pref. Jundiaí


O evento SmartCity Session 2020, que acontece nos dias 8 e 9 de dezembro, foi o palco escolhido para o lançamento da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. O documento foi escrito em um processo participativo e aberto com representantes do setor público, setor privado, academia, instituições de representação e sociedade civil organizada. 

 

A carta, segundo a arquiteta e urbanista Larissa Paredes Muse, é resultado de um trabalho coletivo de especialistas em várias áreas que buscavam transpor o conceito de cidade inteligente para a diversidade das condições brasileiras. Ela, que participou do trabalho, explica que anos atrás, o conceito de "smart cities" estava muito relacionado ao uso intensivo de tecnologias, mas que agora a ideia é colocar as pessoas no centro desse planejamento para a transformação digital.


Desta forma, a carta foi formulada com o objetivo de construir uma definição brasileira própria, em vez de seguir uma das várias linhas conceituais existentes no país e no mundo. O documento foi feito para infuenciar governantes e políticos, empresariado, formadores de opinião e organizações da sociedade civil no sentido de avançar a transformação das cidades brasileiras. Os iniciadores e coordenadores do processo são o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, o Ministério das Comunicações e a agência alemã GIZ. 

 

O lançamento acontece dia 8 de dezembro, às 8 horas, com a participação dos ministros de Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, e do embaixador da Alemanha, Heiko Thoms. No dia seguinte (9), também às 8h, acontece o debate “A Carta Brasileira de Cidades Inteligentes e as perspectivas de crescimento e desenvolvimento nas gestões de 2021-2024”, com participação de representantes do MDR, a agência de cooperação alemã GIZ e de prefeituras, abordando o processo de implementação da Carta para o desenvolvimento dos municípios.

 

Leia a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes:

 

Ouça também o Expresso #29, que traz uma entrevista com a urbanista Larissa Paredes Muse:

 

Leia também:
Suécia digitaliza dados de transporte e conclui: bicicleta é a solução
Paris testa cargo-bikes elétricas para socorro médico de emergência
Trem ao Aeroporto de Guarulhos agora sai de hora em hora


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário