Elevador Lacerda completou 147 anos

Sistema de transporte vertical é considerado o primeiro elevador público do mundo e leva o nome do engenheiro que o concebeu, no século 19

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Fonte: Prefeitura de Salvador/A Tarde  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 09 de dezembro de 2020

Elevador Lacerda: 147 anos

Lacerda: primeiro sistema público de transporte vertical

créditos: Divulgação Pref. de Salvador

 

Cartão postal de Salvador e considerado o primeiro elevador público do mundo, o Elevador Lacerda completou 147 anos de história nesta terça-feira (8). O equipamento foi idealizado pelo engenheiro Antônio de Lacerda e construído pelo irmão Augusto entre 1869 e 1873 como uma alternativa para ligar os dois planos (Cidade Alta e Cidade Baixa) que constituem o Centro da capital baiana.


Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade de Salvador (Semob), 5,4 milhões de passageiros passam pelo Lacerda todos os anos, num percurso de trinta segundos de duração, mas neste ano, em razão da pandemia da Covid 19, o sistema ficou fechado entre março e agosto, quando reabriu, mas apenas com 30% de sua capacidade.


Transporte público
O elevador é um equipamento de transporte público e até os anos 1950, o Lacerda estava integrado às linhas de bondes que circulavam pela cidade. Os passageiros desciam do bonde na praça Tomé de Souza, na Cidade Alta, tomavam o elevador e desembarcavam na praça Visconde de Cairu, na parte baixa, onde podiam seguir em outro bonde.


Até o início do século 17, o uso de guindastes era a única solução para o transporte de cargas em Salvador. As pessoas precisavam se locomover usando longas escadarias e ladeiras íngremes, o que dificultava muito o dia a dia da população.


Originalmente, a elevação no Elevador da Conceição (que depois ganhou o nome de Lacerda) era feita por um sistema de rosca-sem-fim, um grande parafuso que impressionava os usuários. Mais tarde, o equipamento passou por uma série de reformas, até chegar ao modelo atual. A primeira delas foi em 1906, quando começou a funcionar movido a eletricidade e teve sua base alargada. Nesse ano, o equipamento precisou parar de funcionar devido às obras de eletrificação. No entanto, a maior mudança aconteceu em 1930, quando uma nova torre foi acrescentada, com mais duas cabinas, além de substitução das duas existentes por modelos mais modernos e eficientes.


Outro elevadores
Salvador tem, ainda outros quatro ascensores, três deles usando a técnica do funicular (ou planos inclinados):

 

 

Elevador do Taboão (1896)
Em processo de restauro desde junho de 2019, o elevador se localiza na área do Comércio

 

 

Plano Inclinado Gonçalves (1874)
A entrada, na parte Baixa está localizada no Centro do Comércio e deixa o passageiro no Terreiro de Jesus, no Pelourinho. A saída fica na lateral da Catedral Basílica de Salvador (Foto: Pref. de Salvador)

 

 


Plano Inclinado Pilar (1915)
Saída no bairro do Pilar. O acesso na parte baixa fica no bairro Comércio (Foto: Pref. de Salvador)

 

Plano Inclinado Liberdade-Calçada (1981)
Bem utilizado pela população, opera durante toda a semana e até aos domingos (Foto: Jornal A Tarde)

 

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