São Caetano (SP) vai construir 12 km de ciclovias e calçadas acessíveis

Projeto de requalificação urbana de R$ 15 milhões, com prazo de dois anos, inclui implantação de rede cicloviária ligando 15 bairros e calçadas verdes na Av. Goiás

Notícias
 

Fonte: Diário do Transporte  |  Autor: Alexandre Pelegi  |  Postado em: 03 de fevereiro de 2021

São Caetano investe em anel cicloviário e calçadas

São Caetano investe em anel cicloviário e calçadas verdes

créditos: Letícia Teixeira / PMSCS

A prefeitura de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, publicou no Diário Oficial desta terça-feira (2) a decisão de implantar uma rede cicloviária com extensão de 12 km, além de calçadas acessíveis e permeáveis em trecho de 2,9 km da Avenida Goiás, a principal via da cidade.

 

O contrato, no valor de R$ 15 milhões, foi assinado com a empresa Emparsanco Engenharia, e as obras serão custeadas por financiamento firmado com a Caixa Econômica Federal (Programa Pró-Transporte). O prazo de execução é de 720 dias e a previsão é iniciar ainda neste primeiro semestre.

 

Ciclovias por 15 bairros

O anel cicloviário vai interligar os principais pontos e vias do município, passando por nove dos 15 bairros da cidade. As ciclovias serão integradas ao Terminal Rodoviário Nicolau Delic e à Estação São Caetano da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

 

Além disso, segundo a Prefeitura, as obras vão facilitar o acesso ao Espaço Verde Chico Mendes e à sede da Prefeitura; ao Park Shopping São Caetano e às avenidas Presidente Kennedy, Goiás e Guido Aliberti.

 

Cronograma

As obras serão iniciadas pela Avenida Goiás. O cronograma inicial prevê que em 2023 sejam concluídos os 12 km de ciclovias do projeto. No entanto, a Prefeitura estuda a realização de concessões para a atração de operadores de compartilhamento de bicicletas e demais meios ativos (como patinetes) para logo após a finalização do primeiro trecho.

 

“Para garantir a segurança de ciclistas, pedestres e motoristas, a ciclovia será construída em concreto, segregada por barreiras físicas do leito da via e do passeio público. Contará, ainda, com sinalização diferenciada, específica para a compatibilização do trânsito, com a previsão de entrada massiva de novos ciclistas no cenário urbano do município, uma vez que o projeto aposta na bicicleta como meio de mobilidade ativa, o que é mais saudável e sustentável”, detalhou em nota a Prefeitura.

 

“Paralelamente, será reformulado o passeio público nos dois sentidos da Avenida Goiás. As calçadas verdes contarão com faixa permeável gramada, novo paisagismo, nova pavimentação em piso ecológico, acessibilidade plena e reestruturação do sistema de drenagem de águas pluviais”, informou ainda a administração municipal.

 

Leia também:
Pedestres e ciclistas nas calçadas. E o asfalto segue intocável...
Um curso gratuito sobre projeto de ciclovias
Florianópolis ganha ciclovia elevada e com árvores
Niterói amplia infra para bicicletas
Viagens de bicicleta crescem 54% em periferia da capital paulista


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário