Pesquisa Origem-Destino do Metrô de SP será feita por celular

Método por aplicativo, que substitui o "porta em porta", está em fase de testes. Ideia é usar o modo digital em futuras pesquisas, informa a companhia

Notícias
 

Fonte: Metrô de São Paulo  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de março de 2021

Metrô de SP atualiza dados da Pesquisa Origem-Dest

Metrô de SP atualiza dados da Pesquisa Origem-Destino

créditos: Reprodução

Nesta segunda-feira (1º) teve início uma nova pesquisa de Origem-Destino (OD) do Metrô de São Paulo. O objetivo é coletar dados do deslocamento de pessoas por cidades e bairros na Grande São Paulo, mas desta vez utilizando para isso um aplicativo de celular.

 

Embora em fase de testes, esse método de pesquisa busca viabilizar o uso do modo digital em pesquisas futuras, substituindo a avaliação de “porta em porta”, quando um ou mais pesquisadores vão até uma casa ou edifício e fazem perguntas diretamente às pessoas.

 

Dividida em etapas, a pesquisa será feita com 10 mil pessoas, inclusive com participantes da última coleta de informações realizada em 2017. Estes convocados estão recebendo mensagens via SMS, onde lhes é solicitada a colaboração.

 

Se a pessoa aceitar, ela instala um aplicativo (app) em seu celular autorizando a consulta/coleta de dados do GPS por sete dias seguidos. Em três destes dias o pesquisado deve editar as viagens no app, informando o motivo e para onde está indo, bem como o meio de transporte utilizado - carro, trem, metrô, ônibus, bicicleta etc.

 

Um pré-teste já foi efetuado com funcionários da companhia e também será feita uma avaliação aberta para a população geral.

 

Diferente de outros anos, desta vez o objetivo não são os dados em si e seus resultados, mas avaliar a eficiência do método digital, explica o presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Pereira, em nota divulgada para a imprensa.

 

“Se bem sucedido, o uso da tecnologia pode nos trazer diversos ganhos, como economia de tempo e de recursos financeiros. Essa é uma tendência que Paris, por exemplo, já vem testando e nós vamos buscar para achar o modelo ideal para São Paulo“, disse Silvani.

 

A responsável pela aplicação, trabalho de apuração e uso da tecnologia é a empresa do Consórcio Cittamobi-Oficina. Inclusive o aplicativo Cittamobi, que fornece informações sobre o transporte coletivo da empresa, já tem um módulo exclusivo da Pesquisa OD Digital.

 

 

 

Pesquisa OD

A Pesquisa Origem-Destino (OD) é o maior levantamento de mobilidade urbana realizado no Brasil, informa a Companhia do Metrô de São Paulo. Ela é feita a cada 10 anos, e busca entender a mobilidade e a forma como as pessoas se deslocam na Região Metropolitana de São Paulo, o que possibilita mapear os deslocamentos da população e as atividades econômicas da metrópole para o planejamento do transporte público.

 

A pesquisa começou a ser feita em 1967, e se tornou uma ferramenta estratégica para a gestão eficiente. Graças a ela, as administrações públicas podem também desenvolver políticas de saúde, educação, segurança pública e desenvolvimento urbano.

 

“Na última edição, feita em 2017, foram 11 meses de trabalho para a coleta das informações com 156 mil pessoas nas 39 cidades que formam a Região Metropolitana de São Paulo. As entrevistas foram feitas em residências e também em rodovias, aeroportos e terminais rodoviários”, informa o Metrô de SP.

 

O relatório final da pesquisa OD de 2017 e o banco de dados completo estão disponíveis no site do Metrô. Para acessar clique aqui. 

 

Leia também:
Ciclocidade lança 5 cadernos sobre bicicletários
Pesquisas da USP vão avaliar os impactos da covid-19 na mobilidade
Pesquisa mostra queda de 68% no uso de transporte público na pandemia
Boletim técnico traz um raio-x da mobilidade urbana no país
Pesquisa Origem e Destino 2011



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário