Boletim técnico traz um raio-x da mobilidade urbana no país

Empresa de Planejamento e Logística (EPL), em parceria com ANPTrilhos, lança trabalho com dados atualizados da evolução dos modos de transporte nas cidades brasileiras

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ ANPTrilhos  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de fevereiro de 2021

Capa do boletim do Observatório de Transporte e Lo

Capa do boletim do Observatório de Transporte e Logística

créditos: Reprodução

O Boletim de Logística de 2021, produzido pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL), da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), traz números que revelam um aumento nos investimentos públicos federais em mobilidade e serviços urbanos no ano passado, em plena pandemia.


Segundo o levantamento, no ano passado o governo federal aplicou mais de R$ 3 bilhões na infraestrutura de cidades, um aumento de 11% em relação ao ano de 2019.

 

A publicação do ONTL, realizada pela EPL em parceria com a ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos), mostra que as intervenções recentes contemplaram obras de pavimentação de vias públicas, ciclovias, calçadas, pontes e de acessibilidade, entre outras. 

 

Além disso, o trabalho revela como se vem se dando a mobilidade nas cidades brasileiras. Por exemplo, é possível inferir que 28% dos trajetos feitos nas cidades utilizam o transporte coletivo, sendo que 85% destas viagens são feitas por ônibus. A frota de coletivos operante é de 98 mil veículos, com idade média de cinco anos e 10 meses. Por outro lado, conforme detectado pela ANPTrilhos, o transporte sobre trilhos (metrô e trem metropolitano) ainda se encontra concentrado em poucos estados. 

 

Bicicleta 

Neste raio-X da mobilidade, a bicicleta ocupa cada vez mais papel de destaque como alternativa de transporte sustentável utilizada. Exemplos de políticas públicas, como a permissão para o transporte de bicicletas em trens na cidade de São Paulo, que facilitam a integração modal, contribuem para desafogar o trânsito nas grandes cidades, conclui o trabalho.

 

Também são apresentados dados sobre a produção das bicicletas no Brasil: o país está perto de contabilizar um milhão de unidades em 2019, a maior marca dos últimos dez anos. Ao mesmo tempo, investimentos em infraestrutura cicloviária têm sido feitos. Segundo o documento, as capitais do país contam hoje com uma malha de 3.536 km de ciclovias, sendo que São Paulo e Brasília somam 31% desse total.

 

Planejamento

Outra constatação deste levantamento é que o uso da tecnologia de dados para o planejamento de redes urbanas de transporte tem contribuído para a construção de soluções sustentáveis. O acesso às informações de movimentação de passageiros, por exemplo, seja no transporte público ou particular, amplia a eficiência na integração entre os modos de transporte, segundo o texto. 

 

E embora o transporte individual de passageiros ainda tenha peso significativo nas cidades brasileiras, inovações envolvendo o uso de energia limpa têm sido implementadas, caso do uso de VLTs, metrôs, e da ampliação de ciclovias e uso de ônibus elétricos não dependentes de combustíveis fósseis.

 

Painel da infraestrutura 

Além de estudos técnicos e dados referentes a todos os modos de transporte coletivo urbano, também está disponível um acompanhamento mais detalhado do setor, com painel de dados de infraestrutura de transporte urbano e fluxo de passageiros nas cidades.

 

Para ler no Mobilize o "Boletim de Logística - O Brasil e a Mobilidade Urbana", clique aqui

Veja também o Painel Analítico Metroferroviário, clicando aqui

 

Leia também:
Entrevista: a proposta do SUS da Mobilidade
Guia de Mobilidade Urbana e Delivery pós-Covid-19
Corredores de ônibus reduziriam tempos de viagem em até 30%
Socorro ao setor de transporte emperra no Palácio do Planalto
Pesquisas da USP vão avaliar os impactos da covid-19 na mobilidade


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário