S. José dos Campos (SP) apresenta seu primeiro VLP

Primeiro veículo Marcopolo/BYD circulou hoje no Parque Tecnológico da cidade. Doze devem ser entregues até o final de 2021 para operar na "Linha Verde"

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de S. José dos Campos  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 09 de março de 2021

VLP Marcopolo/BYD em testes na cidade de S. José d

VLP Marcopolo/BYD em testes na cidade de S. José dos Campos

créditos: Claudio Vieira/PMSJC


A Prefeitura de São José dos Campos apresentou hoje (9), o Veículo Leve sobre Pneus desenvolvido pela Marcopolo em parceria com a chinesa BYD para circular na futura "Linha Verde" da cidade paulista. 

 

O evento de imprensa foi realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, com um rápido passeio nas pistas do centro de pesquisas. Foi a primeira viagem pública do veículo, que é articulado, tem piso baixo e motorização inteiramente elétrica.


O Veículo Leve sobre Pneus (VLP) apresentado tem 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio, autonomia de até 250 km com uma carga completa e capacidade para 168 passageiros, além de espaços para cadeirantes. Na prática, se trata de um ônibus elétrico articulado, com piso baixo e uma série de requintes tecnológicos. 


Diferentemente de um VLP "tradicional", o modelo será guiado pelo próprio motorista, empregando um sistema de câmeras com infravermelho. "O que teremos aqui em São José dos Campos é o que se conhece na Europa por "tram-bus", que é aquele modelo sem a guia, para se ter maior flexibilidade na operação, um dos requisitos principais que buscávamos. É baseado em um chassi de ônibus articulado, elétrico, que traz as características dos VLPs mais tradicionais. É diferente daquele que tem catenária (coletor de energia), ou dos que têm o trilho-guia", explicou o ex-secretário de Transportes e Mobilidade da cidade, Paulo Roberto Guimarães, em entrevista ao Mobilize, em agosto de 2020.


Contrato
O evento também narcou a assinatura do contrato com a BYD do Brasil, no valor de 34,7 milhões de reais para a aquisição de doze VLPs. Segundo as previsões, a prefeitura deve receber os veículos até o final de 2021 para operação na "Linha Verde", um corredor que vai interligar as regiões sul e leste, passando pelo centro da cidade. Os planos da prefeiitura prevêem uma demanda inicial de 22 mil passageiros/dia, podendo chegar a até 50 mil passageiros/dia.


As obras desta primeira fase do corredor estão a cargo do consórcio Projeto Linha Verde, formado pelas empresas Compec Galasso e Geosonda. O contrato tem o valor de quase 56 milhões de reais, com 30 milhões de aporte do governo estadual. A próxima etapa do projeto envolve a implantação do anel viário leste, via que conectará a cidade ao Parque Tecnológico, sem passar pela rodovia Presidente Dutra. Parte dos recursos para financiamento do novo corredor e seus veículos sairá do serviço de concessão do estacionamento rotativo nas ruas da cidade, cuja operação estará a cargo da empresa Eysa. 

 


Vídeo de apresentação do VLP de São José dos Campos


Leia também:
Entrevista: como será o VLP de São José dos Campos (SP)
S.J. dos Campos (SP) anuncia VLP elétrico para 2021"
Bondes" chineses sem trilhos seriam alternativa para as cidades?
Mais um ônibus com jeitão de bonde: a novidade vem da Espanha



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário