Cidade russa quer VLTs com design "retrô"

Desenhados como bondes dos anos 1940, os novos carros de Nizhny Novgorod terão controles eletrônicos e acessibilidade total, com pisos baixos e portas largas

Notícias
Fotos
 

Fonte: Railway Gazette/Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 12 de maio de 2021

VLT em estilo retrô na cidade de  Nizhny Novgorod

VLT em estilo retrô na cidade de Nizhny Novgorod

créditos: Railway Gazette


O governo de Nizhny Novgorod (cerca de 400 km a leste de Moscou) acaba de encomendar onze novos VLTs em estilo vintage, com design que lembra os bondes dos anos 1940 e 1950.


Os bondes elétricos operam em Nizhny Novgorod desde 1896, com uma interrupção provocada pela guerra da Revolução Russa entre 1919 e 1923. A cidade conta com uma rede de 16 linhas e 198 km de trilhos com bitola larga (1,52 m), e alimentação aérea, por meio de um coletor pantográfico. No total, são 387 carros, operados por cerca de 5 mil funcionários.


Segundo a nota divulgada pela Railway Gazette, os novos carros terão 15 metros de comprimento em seção única, com bancos de madeira para 36 pessoas e capacidade total de 123 passageiros. E  embora especificados em um estilo retrô, os VLTs terão velocidade máxima de 75 km/h, controles eletrônicos modernos e serão equipados para o transporte de passageiros com mobilidade reduzida, com piso inteiramente rebaixado.

 


Interior dos novos bondes: bancos e piso de madeira Imagem: Railway Gazette

 


A entrega dos carros está programada para este ano, sob um contrato de leasing de cinco anos de 946 milhões de rublos (cerca de 66 milhões de reais), com pagamentos programados para começar em janeiro de 2022. A Rússia conta com mais de 70 sistemas de bondes, em todas as regiões do país.


Leia também:
VLT pelo mundo
Equador começa a operar seu primeiro VLT
Paris ganha uma nova linha de VLT com bondes iluminados
Budapeste passa a operar o "bonde mais longo do mundo"


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário