Testes para uma nova linha de bondes modernos (VLTs) devem começar este mês, anuncia a Prefeitura de Seul, na Coreia do Sul. Mas a inauguração está prevista apenas para o segundo semestre de 2026.
Os testes da linha Wirye, que terá 5,4 km de extensão, serão realizados pelo Instituto Coreano de Pesquisa Ferroviária, e prometem trazer o velho sistema, mas no formato atual do Veículo Leve sobre Trilhos, de volta à capital sul-coreana. Os últimos bondes encerraram suas atividades por lá em 1968.
O VLT sem fios terá 12 paradas, e dará acesso ao centro do município de Cidade Nova de Wirye, que fica na região sudeste metropolitana de Seul. Os bondes partirão do terminal Macheon (Linha 5 do metrô) em direção ao sul, seguindo então até Namwirye (Linha 8 do metrô), ou para o oeste, até Bokjeong (Linha 8), além da Linha Suin-Bundang, criada em 2020 pela fusão das linhas suburbanas Suin e Bundang.
Os veículos de piso baixo têm 2,65 m de largura e contam com baterias de alta capacidade instaladas no teto, além de faróis altos e baixos. Eles também são equipados com um sistema de alerta de colisão que combina sensores de radar e câmera para alertar o motorista quando um obstáculo é detectado e acionar o freio de emergência caso não haja resposta.
Já a charmosa cor lilás dos veículos foi escolhida pelos cidadãos por meio de uma votação local. O bonde deverá completar 5 mil quilômetros de testes, com foco no desempenho, segurança, aceleração, frenagem, dirigibilidade em curvas fechadas, sistemas de comunicação e sinalização, conforto de condução, ruído e vibração. Após a conclusão desta etapa, o bonde continuará em testes na Linha Wirye, provavelmente a partir do final do ano.
Leia também:
Coreia do Sul quer solução de mobilidade urbana aérea da Embraer
Danos gerados pelos carros às pessoas e ao meio-ambiente
Bondinho histórico de Santos (SP) é renovado com painéis solares
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!
