Metrô de SP retoma instalação de portas de segurança em plataformas

Contrato estava suspenso desde janeiro. Agora, a instalação das portas que só abrem quando o trem está parado poderá ser retomada nas linhas 1, 2 e 3 do metrô de SP

Notícias
 

Fonte: Portal do Governo de SP  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 18 de maio de 2021

Fachadas dão mais segurança ao embarque de passage

Fachadas dão mais segurança ao embarque de passageiros

créditos: Governo de SP/ Divulgação

O contrato do governo paulista para a instalação de 88 fachadas de portas de segurança nas plataformas de 36 estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô foi retomado e um novo cronograma de obras está sendo feito.

 

O contrato firmado por concorrência internacional com o consórcio Kobra foi anulado em janeiro pelo Tribunal de Justiça de SP, por suspeita de irregularidades. Agora, o processo foi encerrado, o que permitirá dar continuidade aos trabalhos de fabricação dos equipamentos e à aprovação dos projetos executivos. 

 

Reforço na segurança

As portas de plataforma só abrem quando o trem está parado, impedindo assim que objetos caiam nos trilhos. Além de dar maior segurança no embarque de passageiros nas composições e reduzir as interferências na via, segundo o Metrô elas contribuem para aumentar a regularidade na circulação dos trens.

 

De acordo com o contrato, as portas deverão ter características básicas como 2,10 metros de altura, sensor de presença de pessoas no vão entre os trens e os equipamentos, transparência mínima de 70% nas áreas das fachadas, além de uma estrutura modular que permita a montagem por etapas, facilitando a logística de instalação e diminuindo as interferências na operação ao longo do processo.

 

O Metrô já colocou esses equipamentos em todas as estações da Linha 15-Prata, assim como em toda Linha 4-Amarela. Na Linha 5-Lilás, as portas já funcionam em 10 estações e até o final do ano estarão nas 17 que compõem a linha. Também já contam com essa tecnologia, as estações Vila Prudente, Sacomã, Tamanduateí e Vila Madalena (Linha 2-Verde), além de Vila Matilde (Linha 3-Vermelha).

 

Leia também:
Metrô suspende até 2023 obras da Linha 2-Verde em Guarulhos (SP)
Pesquisa Origem-Destino do Metrô de SP será feita por celular
Reconhecimento facial no Metrô de São Paulo não garante privacidade
Justiça de SP suspende contrato para compra de trens da linha 17 Ouro
Metrô/SP testa radiação ultravioleta para esterilizar trens


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário