A mais bela rua do Recife agora é exclusiva para pedestres

Prefeitura do Recife entrega nesta segunda (24) a pedestrianização da Rua do Bom Jesus, considerada a terceira rua mais bonita do mundo pela revista Architectural Digest

Notícias
 

Fonte: Prefeitura do Recife  |  Autor: Mobilize/ Prefeitura do Recife  |  Postado em: 24 de maio de 2021

Rua do Bom Jesus, área urbanística resgatada aos p

Rua do Bom Jesus, área urbanística resgatada aos pedestres

créditos: Marcos Pastich/PCR

A Prefeitura do Recife entrega nesta segunda-feira (24) a pedestrianização da rua do Bom Jesus, considerada a terceira rua mais bonita do mundo, segundo ranking da revista norte-americana Architectural Digest. Outra curiosidade sobre essa via histórica são os achados arqueológicos de um muro de mais de 300 anos encontrados em 2000 durante escavações para obras no local, tombado desde então pelo Patrimônio Histórico.

 

A intervenção em prol da mobilidade ativa na rua do Bom Jesus dá sequência a outras medidas de fechamento ao tráfego motorizado realizadas pela Prefeitura desde 2014. É o caso da Rua da Moeda, já pedestrianizada, e outras ações no Bairro do Recife, como por exemplo a construção do boulevard da Avenida Rio Branco e a implantação de uma Zona 30 em alguns trechos dessa região. 

 

Mobilidade ativa

"Pedestrianizar a Rua do Bom Jesus não é apenas uma atitude para ficar mais próximo da beleza da rua, mas para viver uma experiência diferenciada de mobilidade urbana sustentável", destaca Taciana Ferreira, presidente Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), órgão responsável pela medida.

 

A ação integra a programação do Maio Amarelo na Capital pernambucana, que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito na cidade, assim como ocorre em outras partes do mundo. 

 

Mortes no trânsito

A intervenção na Rua do Bom Jesus foi ancorada em dados do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat), que gerou a publicação do Relatório Preliminar de Vítimas Fatais no Recife. Esse relatório indica o perfil das pessoas que morreram no trânsito da cidade entre os anos de 2017 a 2019. Dessas, 46% são pedestres e 36% são motociclistas; 80% são homens e 35% têm entre 20 e 39 anos.

 

Além da consultoria para o adequado desenho das vias do entorno, de modo a dar mais segurança viária aos pedestres, serão fornecidos por parceiros da administração o mobiliário urbano e as esferas de concreto que isolam os extremos das vias. Nas áreas de cruzamento, por segurança, a sinalização horizontal foi redesenhada de odo a diminuir o espaço de travessia dos pedestres.

 

A Prefeitura do Recife contou com o apoio da Nacto-GDCI, organização de referência mundial em mobilidade sustentável, que, por meio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, prestou consultorias e fornecerá mobiliário urbano e elementos da sinalização.

 

Leia também:
Uber Moto não pode operar no Recife
Recife ganha 10 novas estações do Bike PE na Zona Norte
Acidentes com carro e moto crescem no Recife
Zona 30 e ciclorrota são implantadas em mais um bairro do Recife


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário