Dez mil bikes até fim de 2022 e programa de aceleração, anuncia Tembici

No Dia da Bicicleta, empresa fala em dobrar número das bikes compartilhadas. E anuncia a criação de um programa de aceleração de projetos para o uso do modal nas cidades

Notícias
 

Fonte: Tembici (assessoria)  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de junho de 2021

Estação de bikes no Largo da Batata, em São Paulo

Estação de bikes no Largo da Batata, em São Paulo

créditos: Reprodução/Revista Bicicleta

No Dia Mundial da Bicicleta, celebrado hoje (3), a empresa de micromobilidade Tembici anuncia o compromisso de colocar pelo menos 10 mil bikes compartilhadas para operar em seus sistemas até o final de 2022. Com isso, o programa praticamente dobrará de tamanho.  

 

Para dobrar de tamanho da frota de bikes até o final do próximo ano, a aposta é a expansão do número de estações, com a chegada do sistema em novas regiões e cidades, como Brasília. Segundo o diretor e co-fundador da Tembici, Tomás Martins, a empresa também deve continuar investindo em tecnologia, e incorporar um número maior de bicicletas e e-bikes.

 

Programa para acelerar projetos 

Além dessa notícia, a startup, em parceria com a Associação Transporte Ativo, está lançando o “Vai Longe”, programa de aceleração de projetos que promovam o uso da bicicleta nas cidades. 

 

No site do “Vai Longe”, pessoas físicas ou jurídicas podem submeter seus projetos até o dia 20 de junho, e ter acesso às informações do programa. 

 

No processo de seleção serão considerados projetos que coloquem a bike como protagonista, por meio de educação e conscientização no trânsito, e pela promoção direta ao uso do modal. Também projetos de estudos e pesquisas para disseminar conhecimentos sobre mobilidade urbana com bicicleta podem se inscrever.

 

Para a avaliação dos projetos, os seguintes critérios serão considerados: viabilidades técnica e financeira, diversidade e acessibilidade, potencial de impacto, sustentabilidade, criatividade e inovação.

 

Um comitê formado por especialistas da Tembici e da Transporte Ativo fará a seleção dos projetos incentivados.

 

 

Sete milhões de viagens

O anúncio de hoje acontece um ano após a Tembici divulgar uma rodada de 47 milhões de dólares que vem permitindo a implementação de bikes elétricas, a expansão do sistema e melhorias em tecnologia, comenta Tomás Martins. 

 

"Somente nos primeiros meses deste ano, já tivemos cerca de 7 milhões de deslocamentos realizados pelos nossos usuários com nossas bicicletas", declarou o CEO da Tembici. 

 

Só no ano passado, mais de 4 mil toneladas de CO2 foram retirados do ar do planeta pelos usuários das bikes compartilhadas. Se fossem emitidos, explica Martins, demandariam o plantio de aproximadamente 30 mil árvores como compensação. 

 

Bicicletas Elétricas

Nos últimos meses a Tembici disponibilizou mais de 1.000 bicicletas elétricas em seu sistema. Dessas, cerca de 500 foram destinadas para o sistema Bike Rio e as demais para o iFood Pedal, em São Paulo, onde são utilizadas por cicloentregadores. Após um mês de operação, o projeto já havia registrado, em um mesmo dia, mais de 3 mil viagens e em fevereiro deste ano, 4 mil viagens em um único dia.

 

Leia também:
Agora já é possível ir de bike aos drive-thrus de vacinação, sabia?
Com bikes e patinetes, C&A lança serviço de entregas no mesmo dia
Recife ganha 10 novas estações do Bike PE na Zona Norte
Projeto com bikes elétricas já cadastrou mais de mil entregadores em SP
Bike PE: que tal doar uma viagem de bicicleta a quem não pode pagar


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário