Recife: uma ciclovia a 300 metros de casa

Ação do ITDP reconhece a capital pernambucana como uma das cidades mais cicláveis e prevê consultoria técnica à prefeitura para ampliar a rede cicloviária do município

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Fonte: Mobilize/ CTTU (assessoria)  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de junho de 2021

Ciclovia Graça Araújo, no Centro, inaugurada em 20

Ciclovia Graça Araújo, no Centro, inaugurada em 2019

créditos: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR

A campanha "Cidades Pedaláveis", do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), escolheu o Recife como líder na iniciativa global que fornecerá consultoria técnica para ampliação da rede cicloviária e difusão de conhecimentos a municípios parceiros. O anúncio foi feito em conferência virtual nesta quinta-feira (3), o Dia Mundial da Bicicleta. 

 

O objetivo da ação é a expansão das rotas cicláveis, para que os cidadãos tenham um equipamento a, no máximo, 300 metros de onde estiverem, de modo a aproximar as pessoas de infraestruturas seguras para o uso da bicicleta.

 

Por meio da parceria com o ITDP, a equipe técnica da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) receberá assistência para ampliar ainda mais a malha cicloviária de forma eficiente e que atenda ao máximo à população. 

 

Ciclomobilidade

Ainda em 2019 a malha cicloviária de Recife foi considerada, em estudo realizado pelo ITDP-Brasil, como a quarta rede mais acessível à população dentre as 20 maiores cidades do país. O estudo mostra que mais de 24% da população da cidade consegue acessar uma rede cicloviária a menos de 300 metros de sua residência.

 

A diretora executiva do ITDP, Clarisse Cunha, explica a iniciativa: "Pretendemos criar uma comunidade internacional de cidades que possam aprender a se inspirar mutuamente, ao mesmo tempo que fortalecem suas próprias ações e ampliam as infraestruturas de mobilidade por bicicleta", diz.

 

Ciclovias e ciclofaixas

Atualmente, o Recife tem 150 km de malha cicloviária, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, o que representa um aumento de mais 500% desde 2013, quando havia 24 km. Os projetos têm priorizado o atendimento aos bairros que abrigam polos de interesse público, como parques, praças, mercados públicos e terminais de ônibus, criando pontos de conectividade entre esses equipamentos.

 

O Recife tem investido em rotas que se interligam umas às outras para dar cada vez mais possibilidade de caminhos aos ciclistas. Entre o Centro da Cidade e a Zona Norte, já são 63 km de malha cicloviária interligada. Já entre a Zona Sul e a Zona Oeste, já são 79 km interligados. 

 

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