O caso do VLT parado de Macaé (RJ): solução à vista?

Empresa belga faz estudos para avaliar condição de trens, trilhos e dormentes do sistema de veículos leves lançado em 2009 e que nem chegou a operar na cidade fluminense

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura de Macaé  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 08 de junho de 2021

Técnicos de empresa belga em vistoria aos trens do

Técnicos de empresa belga em vistoria aos trens do VLT

créditos: Secretaria de Mobilidade Urbana

Tem sido bem comentada na mídia a polêmica do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá, uma "novela" que se arrasta desde 2015... Mas há outro caso emblemático, até mais antigo, no entanto menos lembrado: o do VLT de Macaé (RJ), projeto lançado em 2009, previsto para ser inaugurado em três anos, mas parado desde sempre. 

 

Em ambos, o motivo da interrupção foi a suspeita de irregularidades no contrato. Em comum, revelam o conhecido desperdício do dinheiro público em nosso país, com perda de equipamentos e inúmeros prejuízos à sociedade e à mobilidade urbana. 

 

Agora, na cidade fluminense, a busca por uma solução parece estar mais próxima. Na última sexta-feira (4), representantes da Prefeitura de Macaé (RJ) e uma equipe da empresa belga John Cockerill, com expertise na área, realizaram uma visita técnica ao pátio ferroviário onde estão depositadas as quatro composições do VLT. 

 

Solução para o transporte público

Segundo a Prefeitura, o objetivo é iniciar estudos que tentem viabilizar a operação do modal: "Os levantamentos e estudos técnicos, a partir do conhecimento e experiência da empresa John Cockerill, mostrarão qual a melhor destinação para esse modal ferroviário. O que queremos é dar uma solução que seja viável para o transporte público e que atenda a população da melhor forma", destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.

 

Neste primeiro momento, explica Muniz, serão avaliadas pela empresa as condições dos trens, assim como dos trilhos e dormentes e, conforme o que for apontado, a Prefeitura terá como definir os rumos do planejamento. 

 

Técnicos da John Cockerill examinam peças do VLT, há anos sem manutenção. Foto: Ass. Secretaria de Mobilidade Urbana

 

Vale lembrar que, à época de seu lançamento, foram investidos no VLT de Macaé pela prefeitura R$ 15 milhões na compra dos veículos, e o valor total da estrutura chegou a R$ 25 milhões. 

 

A expectativa agora é para a conclusão dos estudos pela John Cockerill, que, como já foi dito tem expertise no segmento, no que se refere à manutenção, construção, elaboração e operação de locomotivas. O grupo de engenharia mecânica, com sede na Bélgica, produz ainda máquinas para usinas siderúrgicas, equipamentos de recuperação de calor industrial e caldeiras, bem como locomotivas de manobra e equipamentos militares. 

 

Leia também:
Câmara de Macaé (RJ) aprova cessão de composições do VLT
Macaé, RJ, recebe mais dois vagões que serão utilizados como VLT
VLT de Macaé vai operar em Magé, interior do Rio
Projeto do VLT, em Macaé, RJ, corre risco de não sair do papel
Auditoria aponta irregularidades, e VLT de Macaé(RJ) recomeçará do zero


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário