Cidades precisam dispensar o carro para sobreviver, diz estudo

Pesquisadores de Londres mostram: veículos produzidos no mundo vêm aumentando mais que a população, e a saída seria menos viagens, transporte público, caminhada, ciclismo

Notícias
 

Fonte: Inovação Tecnológica  |  Autor: Inovação Tecnológica  |  Postado em: 28 de junho de 2021

80 milhões de carros (2019) para população de 78 m

80 milhões de carros (2019) para população de 78 milhões

créditos: Reprodução

Para uma equipe de urbanistas e ambientalistas*, não há outra saída: As cidades devem se livrar dos carros para serem habitáveis no futuro. 

 

Em artigo científico, o grupo de pesquisadores levantou um dado alamante, que parece indicar ser esse mesmo o caminho: globalmente, o número de carros produzidos está aumentando mais rapidamente do que a população.

 

Apenas para citar o dado mais recente, foram 80 milhões de carros produzidos em 2019, enquanto a população aumentou em 78 milhões.

 

Para Rafael Curiel e colegas da Universidade College de Londres, isso exige não apenas uma mudança no comportamento coletivo, como também um planejamento urbano que leve o foco para a redução da dependência de carros, promovendo menos viagens e viagens mais curtas, e encorajando caminhadas e ciclismo como principais meios de transporte local.

 

Ainda segundo os pesquisadores, o transporte público deve ser incentivado para viagens mais longas, e os carros só devem ser usados em emergências ou ocasiões especiais.

 

Cidade travada

No modelo matemático de uso de automóveis em uma cidade criado por esses cientistas, os residentes usavam o carro diariamente ou usavam o transporte público, sendo que o principal fator de decisão - usar ou não o carro - foi o tempo que as viagens demoravam.

 

Tempo médio de deslocamento (eixo vert.) como função do nº de motoristas (eixo hor.). Imagem: Rafael Prieto Curiel et al. 

 

O modelo permitiu testar cenários extremos, incluindo o de uma cidade com 50 milhões de habitantes e 50 milhões de carros, onde todos os moradores usam o carro diariamente para tentar minimizar o tempo de deslocamento. Além das exigências insuportáveis em termos de custos de infraestrutura - como avenidas, pontes e estacionamentos - a cidade literalmente trava com congestionamentos.

 

Em geral, presume-se que melhorar a infraestrutura de transporte público melhoraria os custos básicos (tempo), pois mais pessoas optariam por ele em vez de dirigir o próprio carro. Contudo, o modelo mostrou que, mesmo sem melhorar a infraestrutura, os custos básicos podem ser controlados reduzindo-se o número de pessoas que podem dirigir de cada vez.

 

Por exemplo, se um grupo de pessoas tem permissão para dirigir uma semana e deve usar outros meios de transporte na próxima, o tempo médio de deslocamento poderia ser reduzido em até 25%.

 

Custos do uso do carro

Segundo a equipe, a redução do uso dos carros nas cidades depende principalmente de oferecer aos cidadãos mais opções de viagens, além de estabelecimentos comerciais e de serviços locais.

 

Garantir que os residentes compreendam os custos do uso do automóvel também pode ajudar a fazer escolhas informadas, enquanto intervenções - como cobrança por congestionamento, pedágios e controles de viagem e estacionamento podem ajudar ainda mais a desencorajar o uso do carro.

 

"Atualmente, grande parte dos terrenos das cidades é dedicada aos automóveis. Se o nosso objetivo é ter cidades mais habitáveis e sustentáveis, devemos tomar parte desse terreno e destiná-lo a meios de transporte alternativos: a pé, de bicicleta e de transporte público", afirmou o professor Humberto Ramírez, da Universidade Gustave Eiffel, um dos autores desse estudo.

 

*A paradox of traffic and extra cars in a city as a collective behaviour, artigo assinado por Rafael Prieto Curiel, Humberto González Ramírez, Mauricio Quiñones Domínguez e Juan Pablo Orjuela Mendoza, publicado na revista Royal Society Open Science (DOI: 10.1098/rsos.201808)

 

Leia também:
Expresso 43: Vamos criar faixas exclusivas para carros?
Natal quer implantar radares para evitar carros nas faixas de ciclistas
Em meio à pandemia, carros recuperam preferência
França quer incentivar troca de carro velho por bicicleta
Bike é 10 vezes melhor para cidades do que carros elétricos
Quanto espaço ocupa um carro parado na rua? Parece pouco, mas não é


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário