Velo-City 2021 ocupa Lisboa em setembro

Capital portuguesa recebe o maior evento mundial de mobilidade em bicicleta. O encontro acontece - de forma presencial e on-line - entre os dias 6 e 9 de setembro

Notícias
 

Fonte: Público PT  |  Autor: Público PT  |  Postado em: 06 de julho de 2021

Lisboa: ruas são acessíveis à maioria dos ciclista

Lisboa: ruas são acessíveis à maioria dos ciclistas

créditos: Câmara de Lisboa


Depois de Dublin, na Irlanda, este ano é a vez de Lisboa ser a cidade anfitriã da Velo-City, evento organizado conjuntamente pela Federação Europeia de Ciclistas (ECF), e a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL). A escolha da capital portuguesa deve-se em grande parte ao objetivo de tornar Lisboa uma cidade cada vez mais ciclável, como reconhece Caroline Cerfontaine, diretora da Velo-City 2021: “Ao longo da última década, Lisboa tem passado por uma mudança de paradigma da mobilidade, que se traduz em grandes transformações na forma como os cidadãos se movem na cidade.


E, diferentemente da crença popular, 73% das ruas de Lisboa são planas ou têm declives inferiores a 5%, tornando-as acessíveis à maioria dos ciclistas, argumenta Caroline Cerfontaine, que lembra o esforço da cidade para atingir 200 km de ciclovias, garantindo que 93% da população tenha acesso a uma ciclovia a menos de 300 metros de casa, além de oferecer um total de sete pontes para pedestres e ciclistas.” Ela lembra que a conquista é muito relevante, sobretudo se se tiver em conta que Lisboa inaugurou os seus primeiros três quilômetros de ciclovia em 2001.


Segundo a diretora da Velo-City 2021, o evento contará com 250 oradores de mais de 60 países em 50 sessões temáticas e será "uma conferência anual única com o objetivo de influenciar os decisores no sentido de uma mobilidade mais sustentável, ativa e ciclável, e estabelecer ligações entre as várias partes interessadas com vista a reunir apoio em torno da bicicleta como forma de mobilidade saudável, verde e eficiente”.


Se, nos últimos anos, a bicicleta já estava se tornando uma opção para muitas pessoas em todo o mundo, com a pandemia esta escolha acabou por se tornar ainda mais natural e óbvia, como realça Caroline: “A pandemia mostrou um interesse renovado em relação ao ciclismo por parte de um grupo muito grande e diversificado de cidadãos de todo o mundo, tendo em conta que, durante o confinamento, o tráfego automóvel diminuiu drasticamente, abrindo espaço para opções de mobilidade ativa.”

 

O impacto da Covid-19 na mobilidade em bicicleta será precisamente um dos muitos temas abordados no evento, que pretende ser uma plataforma de intercâmbio internacional entre autoridades, defensores, acadêmicos, representantes da indústria e especialistas em mobilidade.


Diversidade
“Cycle diversity” é o tema da edição da Velo-City 2021 e, nas palavras de Caroline Cerfontaine, tal justifica-se porque “esta diversidade revela-se a si própria através de uma variedade de circunstâncias, com ciclistas de todas as idades, origens e géneros e com todos os tipos de bicicletas, usadas para diferentes fins”. “A bicicleta deve ser acessível a todos”, afirma, admitindo que “vivemos tempos desafiadores que exigem uma acção política ambiciosa, onde a equidade, a justiça intergeracional e a preocupação com o clima devem estar sempre presentes”. Como tal, entende que “devemos tirar partido da diversidade associada à bicicleta para enfrentar as desigualdades das nossas cidades e mitigar os seus efeitos, aumentando o acesso à utilização da bicicleta por todos”.


Velo-City, desde 1980
A primeira edição da Velo-City aconteceu em 1980 e, desde então, tem desempenhado um importante papel na promoção da bicicleta como um meio de transporte sustentável e saudável. Uma das muitas medidas que podem ser usadas para medir o sucesso deste evento é o número de participantes. “Tanto a presença como a diversidade de delegados têm aumentado constantemente ao longo dos anos, o que constitui um claro indicador de que a Velo-City é a principal conferência global de ciclismo, já que não há outra igual”, resume a diretora, frisando que “as pessoas vêm à Velo-City porque é única. Por exemplo, as conferências não atraem apenas um tipo de profissionais, mas uma mistura de pessoas, profissões, capacidades e experiências, o que é uma componente muito valiosa do sucesso do evento”, completa a diretora do evento.


Como participar
A organização da Velo-City oferece bilhetes individuais e para grupos, para um dia ou para todos os dias do evento, com participação presencial ou on-line, e descontos para estudantes. Os preços são bem salgados, mas o bilhete para participação on-line sai por 120 euros. Mais informações no site do Velo-City 2021 


Veja um vídeo promocional do Velo-City 2021

 


Leia o texto completo no site Público-PT

Leia também:
Pequenas histórias do Velo-City 2019
Velo-City, na França (2015), tem recorde de público e de brasileiros ...
Vamos viajar de bicicleta? Ouça o Expresso #45
Como começar a usar a bicicleta na cidade
Países europeus querem incluir a bicicleta na mobilidade pós-pandemia


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário