Manaus abre amanhã (11) debate sobre segurança e direitos de ciclistas

Webinário dias 11 e 12, organizado pelo MP do Amazonas com apoio do Pedala Manaus, vai debater o uso seguro da bicicleta entendido como um direito de acesso à cidade

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ MPAM  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 10 de agosto de 2021

Ciclovias com segmentação trariam segurança em Man

Ciclovias com segmentação trariam segurança em Manaus

créditos: Reprodução/MPAM

O webinário "Mobilidade urbana como direito de acesso às cidades" acontece na quarta e quinta-feiras (11 e 12), com transmissão pelo canal do youtube do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), do Ministério Público do Amazonas. 

 

O encontro será das 14h às 16h (horário de Manaus), ou 15h às 17h (pelo horário de Brasília). E as inscrições podem ser feitas clicando aqui, na página do CEAF.  

 

Com participação de autoridades, especialistas e ativistas, estará em discussão o uso seguro da bicicleta no sistema de mobilidade urbana de Manaus, entendido como um direito de acesso à cidade. Serão debatidas políticas públicas, com dados que esclarecem qual a realidade atual da capital manauara para a ciclomobilidade.

 

Confira os palestrantes do evento: 

- Ana Carboni, diretora presidenta da União de Ciclistas do Brasil (UCB), integrante da rede Bike Anjo, e prefeita da bicicleta pela BYCS (Amsterdã);

- Augusto Rocha, professor, doutor em engenharia de transportes pela UFRJ, com mestrado em engenharia de produção pela UFSC;

- Cyro Gazola, vice-presidente da Abraciclo, com atuação na Procter & Gamble e  presidência/gerência geral na Royal Dutch Philips, Mondelez e Caloi-Dorel Sports.

- Juliana Coelho, engenheira civil, mestre em engenharia de tráfego, tecnológa em estradas, professora de engenharia de transportes na UFC e IFCE, com atuação nas áreas de segurança viária e controle semafórico da Prefeitura de Fortaleza.

- Nádia Aguiar, advogada, ativista e coordenadora geral da ONG Pedala Manaus desde 2011.

- Renata Falzoni, cicloativista, arquiteta e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie e jornalista.

- Mediação: Lauro Tavares e Paulo Stélio Sabbá Guimarães, promotores de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas, e titulares das promotorias de Justiça Especializadas na Proteção e Defesa da Ordem Urbanística.

 

 

Leia também:
Produção de bicicletas em Manaus foi a maior em junho desde 2015
Pedalada técnica em Manaus vai avaliar malha cicloviária da cidade
Dados biométricos de ciclistas ajudam a projetar ruas mais seguras
Milhares de ciclistas alemães vão às ruas exigir políticas de mobilidade
Natal quer implantar radares para evitar carros nas faixas de ciclistas
Pesquisa em Porto Velho (RO) quer identificar as demandas dos ciclistas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário