Expresso #56: os vencedores do Concurso Mobilize de Ilustrações

Falamos sobre os resultados do concurso e ouvimos os dois primeiros colocados, nas categorias adulto e infantil. E discutimos as notícias da semana...

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de setembro de 2021

Felipe Vasconcellos, 1º lugar na Categoria Infanti

Felipe Vasconcellos, 1º lugar na Categoria Infantil

créditos: Ronara Vasconcellos


Nesta semana tivemos o prazer amunciar os ganhadores do II Concurso Mobilize Brasil de Ilustrações. E não foi fácil escolher seis trabalhos entre os 116 que foram inscritos. Na verdade, foram 60 ilustrações na Categoria Adulto e 56 na Categoria Infantil. E depois de uma longa e complicadíssima votação, o júri conseguiu eleger os três vencedores e mais sete menções honrosas em cada categoria.


Na categoria infantil, o júri escolheu a ilustração de Felipe Vasconcellos (foto na abertura), que mora na cidade de Tremembé, no Vale do Paraíba, Estado de São Paulo. O menino de 8 anos de idade explicou em uma rápida entrevista como chegou à ideia das "botas de 27 léguas", aquelas que permitiriam passos gigantescos. Em segundo lugar ficou o trabalho da menina Fernanda Karpinski de Carvalho, que tem 12 anos e mora em São Paulo. Ela desenhou um ônibus com as recomendações de uso de máscara e também de distanciamento social. No terceiro lugar, ficaram duas meninas de Santarém, no Pará: São elas a Maria Clara Sousa de Jesus e Camila Raiane. Elas conceberam uma cidade cheia de detalhes, com as pessoas circulando em skates, patinetes e a pé, além de uma menina que flutua e se desloca dentro de uma grande bolha.

 

   

Nycollas Lima e seu trabalho premiado Foto: Arquivo pessoal

 
   

Na categoria adulto, o primeiro colocado é Nycollas Augusto Constantino dos Santos Lima, um ilustrador e estudante de arquitetura de Maceió (AL). Ele elaborou uma imagem de uma cidade com ciclovias elevadas "para preservar a segurança e o conforto dos ciclistas".


A estudante paulista Luiza Simionatto Budahazi ficou em segundo lugar na Categoria Adulto. Ela baseou seu desenho em uma análise do elevado Minhocão, de São Paulo, e incluiu alguns elementos-chave para pensar as cidades pós-pandemia: prioridade ao pedestre, mais espaços públicos, mais transporte público coletivo, arborização generosa e espaços para crianças. O terceiro colocado entre os adultos é João Adriano Carvalho, que mora na região de Poços de Caldas, sul de Minas Gerais e, como vários trabalhos, apostou na bicicleta paea "revelar" uma cidade mais humana.


Ficou curioso? Na próxima semana vamos mostrar alguns outros trabalhos inscritos e, se a pandemia permitir, teremos uma exposição física em estações do metrô paulistano. São muitas ideias, invenções curiosas, humor e abordagens bem técnicas inclusive nos trabalhos infantis.


Lembramos, ainda que o II Concurso Mobilize de Ilustrações teve patrocínio das empresas Eleva Brasil, a MBR Company e Track Bikes.


E além do concurso, falamos sobre os problemas gerados pela construção de um novo sistema viário na área sudoeste de Brasília, bem sobre um parque muito utilizado pelos moradores. Também olhamos para Teresina, no Piauí, onde a Câmara Municipal divulgou o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga os problemas que afetam o transporte público na cidade.


Para concluir, oferecemos boas notícias em Guarulhos (SP), com a proposta de um VLT, e em Caucaia (CE), cidade que adotou o transporte público com tarifa zero para todos os moradores. 

 

Ouça o podcast Expresso #56 

  

Leia também:
Conheça os vencedores do II Concurso Mobilize de Ilustrações
Em Teresina, CPI do Transporte revela irregularidades
Em Brasília, Ministério Público pede a suspensão de obras de viaduto
Guarulhos (SP) obtém financiamento para implantar VLT
Caucaia, no Ceará, adota tarifa zero no transporte


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário