Guarulhos (SP) obtém financiamento para implantar VLT

Cidade da região metropolitana de SP obtém parceria com BNDES para estudos preliminares com o Veículo Leve sobre Trilhos, anunciou site da prefeitura na quarta (25)

Notícias
 

Fonte: Pref. de Guarulhos  |  Autor: Pref. de Guarulhos  |  Postado em: 31 de agosto de 2021

Traçado do futuro VLT de Guarulhos

Traçado do futuro VLT de Guarulhos (SP)

créditos: Prefeitura de Guarulhos

Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, foi o único município brasileiro (não capital de estado) a conquistar uma parceria para os projetos de mobilidade urbana sustentável, liderados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), conforme anúncio realizado na última quarta-feira (25), no site de sua prefeitura.


A cidade obteve a aprovação para o Plano de Mobilidade Urbana, que prevê estudos preliminares com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Também foram contempladas com projetos próprios Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador, todas capitais.


“Com esta conquista, podemos agora dar mais um passo para planejar o futuro sustentável de Guarulhos e deixar um grande legado para as próximas gerações, por meio de um sistema de transporte avançado que privilegie a população dos bairros mais distantes da região central”, afirmou o prefeito Guti.


A chamada de projetos de Mobilidade Urbana Sustentável é uma parceria da Cooperação Alemã por meio do KfW Banco de Desenvolvimento, daquele país, o BNDES e o Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Esta foi a primeira iniciativa desta cooperação com vistas ao fomento da mobilidade sustentável no Brasil.


O projeto de Guarulhos foi considerado consistente pelo grupo alemão, já que um dos diferenciais é conectar o VLT, da região central, com os terminais de ônibus, futura estação do metrô e estações de trem para garantir maior mobilidade, principalmente aos moradores de bairros mais distantes do Centro, como Pimentas, Bonsucesso e Jardim São João.


A inclusão de Guarulhos garantirá o apoio técnico aos estudos de pré-viabilidade nos projetos de implantação do VLT nas linhas planejadas para a cidade. O suporte será custeado com recursos a fundo de longo prazo do governo alemão, que devem chegar a até 450 mil euros.


Os projetos-alvo da chamada foram os que buscam reduzir emissões de gás carbônico, além de promover a inclusão social e o desenvolvimento de tecnologias que sejam sustentáveis financeiramente e alinhadas aos planos urbanos existentes, promovam a integração e contribuam para a melhor eficiência do transporte público e tenham caráter inovador nas áreas tecnológica, financeira, social, de governança e operação, bem como promovam benefícios socioeconômicos e à saúde da população.

 

Leia também:
O caso do VLT parado de Macaé (RJ): solução à vista?
Audiência virtual do governo do MT apresenta estudos do BRT de Cuiabá
Paris ganha uma nova linha de VLT com bondes iluminados
Em Salvador, o VLT não é um Veículo Leve sobre Trilhos
Niterói (RJ) pode ter uma linha de VLT


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário