Cinema, pipoca, cerveja e... bike! Tudo neste fim de semana, em SP

Festival Rocky Spirit de documentários sobre a vida ao ar livre acontece na ciclovia do rio Pinheiros. Para assistir, é preciso pedalar 21 km entre uma a outra tela

Notícias
 

Fonte: FSP (Ciclocosmo)  |  Autor: Caio Guatelli  |  Postado em: 29 de setembro de 2021

Cena de

Cena de "Born from Junk" que será exibido na ciclovia

créditos: Divulgação

A ciclovia do rio Pinheiros, em São Paulo, receberá neste final de semana (dias 2 e 3) o Festival Rocky Spirit de documentários sobre a vida ao ar livre. Ótima oportunidade para experimentar um jeito inusitado de ir ao cinema: curtindo o rolê de bike no percurso de 21,5 km entre as duas “salas” de projeção.

 

A 11ª edição do Festival, que tradicionalmente acontece no gramado de parques ou na areia das praias, ganhou sua primeira versão ride-in (entrada pedalando) em dois pontos da ciclovia. Um telão será montado no limite norte (Jaguaré), sob viaduto da Marginal Pinheiros, e o outro telão estará no estacionamento do limite sul (Interlagos).

 

“A ideia é fazer o pessoal curtir a programação nos dois pontos da ciclovia, se deslocando de bike pelos 21,5 km que separam os telões”, diz a curadora Andrea Estevam. Para ir de um ponto a outro, o ciclista deverá usar as ciclovias das duas margens do rio Pinheiros, interligadas por ciclofaixas nas pontes Cidade Jardim e João Dias.

 

Sessões

Os horários das sessões de sábado e de domingo serão os mesmos —das 9 às 13h no Jaguaré, das 14 às 17h em Interlagos, e das 18 às 21h novamente no Jaguaré. 

 

Serão projetados 43 filmes, distribuídos separadamente pelos dois telões. Quem quiser assistir a todos, terá que fazer o circuito de ida e volta, totalizando 43 km de pedaladas.

 

Além da pipoca e dos tradicionais lanches saudáveis, cafés e isotônicos vendidos nos quiosques da ciclovia, o evento contará com a distribuição gratuita de água mineral e - delirem - cerveja! Sim, cerveja de graça para tomar deitado nos pufes da ciclo enquanto você curte o cineminha! (mas é cerveja zero-álcool). 

 

Filmes

Além de documentários sobre bikes, os títulos também trazem uma variedade de enredos esportivos praticados ao ar livre, como narrativas sobre skate, escalada, paraquedismo, canoagem… 

 

Alguns são pura poesia, como o canadense “Spirit of Adventure” - em seus 5 minutos o filme nos hipnotiza com deslumbrantes paisagens naturais exploradas por Mike e sua bike. Ou como o americano “Jump to Zero”, que conta a saga de três mulheres paraquedistas que usam suas bikes para alcançar o cume das montanhas, de onde se jogam embriagadas para vôos alucinantes. 

 

Paisagens impressionantes em “Spirit of Adventure”. Foto: Divulgação

 

O curta brasileiro “Confie na Bike!” traz a emocionante narrativa em primeira pessoa da jornalista Erika Sallum (criadora deste blog) sobre sua luta contra o câncer. No filme de três minutos, Erika enfatiza o importante papel que a bicicleta pode desempenhar na vida de quem trava duras batalhas físicas ou psicológicas.

 

De todos, um dos que mais me tocou foi o americano “Born from Junk”. Trata-se da história dos caras que inventaram o mountain-bike, com imagens de arquivo mostrando jovens desocupados da década de 1980 e suas bikes adaptadas rasgando as paisagens vertiginosas das montanhas do Colorado.

 

Em contraponto, os pródigos inventores, já bem "tiozinhos", narram em entrevistas atuais as suas memórias do arco-da-velha: “Éramos um bando de foras-da-lei com muito tempo livre e milhares de hectares de terras selvagens para explorar”, relata um ciclista velhinho enquanto, sabiamente, curte sua breja.

 

Leia também:
Festival da bicicleta em Santos (SP) terá pedalada, exposição, palestras
No Reino Unido, lazer já é responsável pelo maior uso da bicicleta
Como vai ser o Fórum Mundial da Bicicleta, em Rosario, Argentina
Vamos viajar de bicicleta? Ouça o Expresso #45
Que tal pedalar por trilhas incríveis da usina de Itaipu?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário