Ônibus elétricos articulados chegam a São José dos Campos (SP)

Fabricante BYD faz a entrega dos 12 primeiros veículos elétricos articulados, os VLPs, que em breve percorrerão a Linha Verde da cidade paulista

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura de São José  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 09 de novembro de 2021

"Caravana" de VLPs chegando a São José dos Campos

créditos: Prefeitura de São José/ Divulgação

No último domingo (7), a fabricante chinesa BYD entregou à Prefeitura da cidade paulista de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, os primeiros 12 ônibus elétricos articulados, ou como estão sendo chamados, os VLPs* (Veículos Leves sobre Pneus).

 

A chegada da "caravana de ônibus elétricos", conforme anunciou a prefeitura em seu site, sinaliza que em breve a frota de elétricos será integrada ao transporte público da cidade, percorrendo a chamada Linha Verde da cidade.

 

VLP

Os ônibus articulados elétricos adquiridos em São José têm propulsão elétrica, não emitem gases poluentes, e segundo a fabricante são mais econômicos, com menor custo de manutenção e melhor desempenho. 

 

São veículos dotados de um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos.

 

Cada ônibus tem capacidade para transportar 168 passageiros, que viajarão em poltronas estofadas e podendo utilizar entradas USB.

 

Quanto à autonomia, os 12 VLPs de São José dos Campos podem rodar até 250 km com uma única carga e, após três horas de recarga, voltarem a operar novamente.

 

Em março, a população em São José conheceu o VLP, quando um exemplar do modelo esteve na cidade para visitação e em tour virtual.

 

*Quando entrevistado em 2020 pelo Mobilize, o secretário de mobilidade Paulo Guimarães Júnior explicou que o modelo de veículo que está sendo adotado em São José é o que se conhece na Europa por "tram-bus", que não usa o trilho-guia e é baseado em um chassi de ônibus elétrico articulado.

 

Leia também:
Você sabe o que é o VLP?
Entrevista: como será o VLP de São José dos Campos (SP)
S. José dos Campos (SP) apresenta seu primeiro VLP
Metromare: o BRT elétrico de Rimini, na Itália
Em Salvador, o VLT não é um Veículo Leve sobre Trilhos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário