Metromare: o BRT elétrico de Rimini, na Itália

Linha de transporte foi inaugurada nesta semana com ônibus de piso baixo, acessível e com espaços para bikes. O sistema combina baterias e alimentação elétrica externa

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Fonte: Sustainable Bus  |  Autor: Stefano Alfano/ Sustainable Bus  |  Postado em: 03 de novembro de 2021

Metromare, o BRT elétrico de Rimini, na Itália

Metromare, o BRT elétrico de Rimini, na Itália

créditos: Roberto Renzi/Sustainable Bus


Cem anos depois da inaguração da primeira linha de bondes elétricos - a linha da costa -, a cidade natal do cineasta Federico Fellini ganha uma segunda conexão, a Rapid Coastal Transport (TRC), agora na configuração de um corredor exclusivo de ônibus elétricos, o chamado Metromare.

 

O evento de lançamento coincide com o 100º aniversário dos primeiros veículos elétricos introduzidos em Rimini, no ano de 1921. Naquele ano, o primeiro trecho do bonde (tranvia) Rimini-Riccione começou a circular, ligando o centro de Rimini ao Ospizi Marini (atual Piazza Tripoli). E funcionou muito bem durante mais de 20 anos. Mas, no final dos anos 1930, quando o desenvolvimento turístico da Riviera Italiana exigiu a ampliação do serviço, o trólebus (filovia) foi escolhido como o veículo ideal. Nasceu daí a Linha 11 de trólebus.

 


Inauguração do tranvia Rimini-Riccione, em 1921 Foto: trasportipubbliciromagna.blogspot.com


Em 2012, as autoridades locais decidiram modernizar o sistema, com veículos de piso baixo, dotados de baterias para evitar interrupções no serviço. Mas para isso foi necessário reestruturar todo o trecho, com novas paradas e nova pavimentação, já com os ônibus da Van Hool.

 

A nova linha 11 foi finalmente inaugurada em 2019. Agora, a antiga Linha 11 está sendo integrada ao novo Metromare, que, na verdade, havia sido inaugurado em novembro de 2019... mas sem os trólebus, porque os veículos ainda não estavam disponíveis. Os trólebus fabricados pela empresa belga Van Hool somente entraram em testes neste verão europeu.


Metromare, agora um BRT
O Metromare funciona com nove trólebus articulados modelo Exqui.city, com a carroceria fabricada pela Van Hool e a parte elétrica pela Kiepe Electric, da Alemanha. Os veículos de 18,50 m são equipados com dois motores e tecnologia IMC (baterias de titanato de lítio de 49 kWh em vez de um motor-gerador). Cada ônibus tem 37 lugares sentados e capacidade para 150 passageiros no total, além de dois lugares para cadeiras de rodas e espaços para usuários de bicicletas. A cabine do motorista é isolada do ambiente dos passageiros.



Inauguração do novo BRT de Rimini. 
 Foto: Roberto Renzi/Sustainable Bus



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