Uma campanha em defesa do transporte público

Trabalhadores do setor e lideranças de cidades lançam manifesto por políticas que reduzam tarifas, melhorem serviços e garantam empregos

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ IFT  |  Autor: Marcos de Sousa/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 10 de novembro de 2021

O futuro é transporte público

O futuro é transporte público

créditos: Reprodução IFT

 

A Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes Públicos (ITF) e o Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima estão lançando a campanha "O futuro é transporte público", uma ação internacional em defesa dos sistemas de transportes urbanos para garantir a redução das emissões de gases de efeito estufa e também preservar (e gerar) postos de trabalho no setor.


Em seu manifesto de lançamento, a campanha aponta o papel que o transporte público desempenha nas cidades e alerta a sociedade para a crise mundial que ameaça esse serviço, em todas as partes do mundo, especialmente após a pandemia de Covid -19. Leia o manifesto:

 

"O futuro é transporte público 

O transporte público nos conecta aos nossos entes queridos, nossas comunidades, nossos empregos e nossas cidades. Durante a pandemia de Covid 19, os sistemas de transporte público e os trabalhadores mantiveram nossas cidades em movimento para os milhões de trabalhadores essenciais e moradores das cidade que dependem dos serviços de transportes, todos os dias.


Mas o transporte público está enfrentando sua própria crise: a queda no número de passageiros exacerbou as já enormes lacunas de financiamento. A crise da Covid 19 deixou claro que precisamos de investimentos urgentes em transporte público para oferecer serviços seguros, confiáveis e acessíveis para as milhões de pessoas que vivem em nossas cidades.


Trabalhadores, prefeitos, líderes sindicais e residentes de cidades em todo o mundo estão unidos para reivindicar os investimentos necessários para impulsionar uma recuperação econômica verde e justa, criar milhões de empregos e enfrentar a crise climática.


E o que você tem com isso? 

O transporte público está no centro das cidades ao redor do mundo - ajudando as pessoas a ir e vir do trabalho, conectando famílias, ao mesmo tempo em que gera empregos e renda. No entanto, a queda no número de passageiros durante a pandemia Covid 19 levou a crises financeiras para os sistemas de transporte público que já estão enfrentando o abandono dos governos. É hora de tomar medidas urgentes para investir em transporte público globalmente, para garantir:


  • Transporte público "verde", que gere trabalho decente e fortaleça a luta contra a crise climática;
  • Preços acessíveis das passagens, de forma a permitir  que as pessoas de baixa renda possam usar o transporte;
  • Serviços de qualidade, com segurança, conforto e horários confiáveis;
  • Segurança para as mulheres, tanto as passageiras como as trabalhadoras do transporte, em ambientes seguros, livres de violência e assédio;
  • Cumprimento das metas do Acordo Climático de Paris por cidades ao redor do mundo;
  • Liberdade de circulação para as pessoas que moram em comunidades mais vulneráveis."

 

Para saber mais, acesse o site https://thefutureispublictransport.org/


Leia também:
Tarifa do ônibus subirá 50% devido à omissão do governo, denuncia NTU
COP26: Coligação mundial pede maior uso de bikes
Evento na COP26 discutirá o futuro do transporte público no mundo
O transporte que envenena as cidades: ouça o Expresso #64
Fórum de Mobilidade propõe a criação de 'Vale Transporte Social'


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário