Consulta do transporte ferroviário de passageiros vai até janeiro

Sugestões da sociedade podem ser enviadas até dia 31 ao portal do governo, e serão avaliadas pelo Minfra como subsídio à criação da política nacional para o setor

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ EBC  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 12 de janeiro de 2022

Em pauta, o financiamento para trens de passageiro

Em pauta, o financiamento para trens de passageiros e carga

créditos: Ricardo Botelho/ Minfra

O ano de 2022 começou com o tema da reestruturação da malha ferroviária nacional em alta nos meios empresariais e institucionais. Em matéria publicada no dia 15 de dezembro, a Agência Brasil informava que está aberta, até o final de janeiro, a consulta pública para a apresentação de propostas à Política Nacional de Transporte Ferroviário de Passageiros.

 

Esta política vem sendo preparada pelo Ministério da Infraestrutura (Minfra), em parceria com a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), e as sugestões de entidades, empresas e toda a sociedade podem ser encaminhadas por meio do portal Participa+Brasil.

 

O secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa Vieira, justificou a medida: “Precisamos de uma legislação específica para o setor, de forma a dar fomento e sustentação a essa iniciativa, no que diz respeito ao transporte ferroviário de passageiros”, afirmou.

 

Segundo a diretora de Planejamento de Gestão e Projetos Especiais da Secretaria Nacional de Transportes Terrestre (SNTT), Lorena Martins Duarte, a proposta dessa política pública pretende “equacionar o problema da reduzida participação do transporte ferroviário no atendimento aos deslocamentos de pessoas pela malha ferroviária federal”. 

 

Duarte explica que a ideia é "fortalecer o poder de escolha dos usuários, propondo diretrizes para formulação de um modelo de negócio atrativo ao mercado, que potencialize os benefícios sociais e ambientais característicos do modo ferroviário, para o transporte de passageiros”.

 

Segundo ela, a política em planejamento tem como objetivo: a otimização e ampliação da infraestrutura que compõem a atual malha ferroviária; a melhoria de sua conectividade e acessibilidade; e a integração regional e nacional.

 

A expectativa é de que, com o modal ferroviário desafogando as estradas brasileiras, se reduza o número de sinistros e custos que decorrem do transporte rodoviário de passageiros, o que possibilitará, também, redução de emissões de gases de efeito estufa.

 

A diretora da SNTT acrescenta que, para a iniciativa ser bem-sucedida, será necessário promover o investimento privado nesse modal de transporte destinado a passageiros. Segundo ela, é necessário “proporcionar segurança operacional” às empresas.

 

Ferrovias de carga 

Também o transporte ferroviário de cargas entrou em pauta desde a aprovação do marco legal do setor no final de 2021. Na coluna painel de hoje (12) do jornal Folha de S. Paulo, a informação é de que o Minfra recebeu, até o início de janeiro, 29 pedidos de aberturas de novas ferrovias privadas na região Sudeste, com investimentos em torno de R$ 83 bilhões.

 

O texto diz ainda que, no país todo, 76 pedidos de ferrovias, cruzando 16 estados, foram apresentados após o governo lançar o novo modelo de exploração do setor pela iniciativa privada. As ferrovias no Sudeste miram sobretudo o transporte de minério, grãos e celulose em direção a portos da região.

 

Leia também:
Como serão as ferrovias do futuro?
Trem Maglev chinês promete chegar a 600 km/h
Joinville (SC) planeja retomar trens regionais de passageiros
Linhas de trens da CPTM são concedidas à iniciativa privada
Trilhos urbanos: setor discute ideias para o transporte público no Brasil


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário