Via Elétrica, uma campanha para a eletrificação dos ônibus no Brasil

Campanha é iniciativa da Plataforma Nacional da Mobilidade Elétrica, com apoio do Instituto Clima e Sociedade

Notícias
 

Fonte: PNME / iCS  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 09 de junho de 2022

Página de abertura do site

Página de abertura do site da Via Elétrica

créditos: Reprodução


A Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) lançou hoje (9), a campanha Via Elétrica. A iniciativa vai concentrar os trabalhos de redes, empresas, governos e organizações que trabalham pela transição energética na mobilidade das cidades e que, por esse motivo, têm gerado conhecimento e promovido a conexão entre as partes interessadas a fim de viabilizar essa urgente transição.

 

Segundo o manifesto de lançamento, "os veículos movidos a combustíveis fósseis já são tratados como coisa do passado em diversas partes do mundo, já que a eletromobilidade está diretamente alinhada com o esforço global de enfrentamento às mudanças climáticas. Para isso, especialistas em mobilidade urbana apontam que, no Brasil é preciso acelerar a eletrificação através dos ônibus, ou seja, pelo transporte coletivo", diz a nota divulgada.

 

Ainda segundo o texto, "esse movimento na direção da eletrificação do transporte coletivo já impulsiona prefeitos e secretários de Transporte e Mobilidade a implementar políticas públicas que pavimentam o caminho para viabilizar a transição para frotas limpas".


O objetivo da campanha é estimular governos e sociedade a impulsionarem a transição elétrica com ênfase no transporte público por ônibus, já que os 117 mil ônibus que circulam nas cidades brasileiras (ANTP) são majoritariamente movidos a diesel. E conforme pesquisa  encomendada pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS), 92% dos brasileiros gostariam de ter mais ônibus elétricos em suas cidades.


Para saber mais, acesse o site www.viaeletrica.org.br


Leia também:
Ouça o som dos novos ônibus elétricos da Alemanha
Eletra prepara nova fábrica para produzir 1.800 ônibus elétricos por ano
Ônibus elétricos articulados chegam a São José dos Campos (SP)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário