Ciclovias no Brasil totalizam mais de 4 mil km de extensão, mostra ranking

Levantamento em capitais, da Aliança Bike, traz SP no topo, com quase 700 km de faixas. Mostra ainda que a cada 100 mil habitantes, estrutura média no país é só 9,85 km

Notícias
 

Fonte: Aliança Bike  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 13 de junho de 2022

SP sai na frente no ranking, mas este não avaliou

SP sai na frente no ranking, mas este não avaliou manutenção

créditos: Marcos Santos/ USP Imagens

Ao todo, as capitais brasileiras dispõem de 4.146,38 km de estrutura cicloviária segregada - ciclovias e ciclofaixas. A média por cidade é de 153,57 km; se considerada por população, essa média é de 9,85 km por 100 mil habitantes. No topo do ranking estão São Paulo, com 699,2 km de ciclovias e ciclofaixas; Brasília, com 475 km; Rio de Janeiro, com 450 km; e Fortaleza, com 411 km. Na "lanterna" estão Macapá, com apenas 18 km; Porto Velho, com 24 km; e Manaus, com 35 km.

 

Os dados foram obtidos pela associação Aliança Bike, que passará a manter uma página em seu site com esse levantamento atualizado, a cada três meses, dando a quilometragem de ciclovias e ciclofaixas disponíveis nas capitais.  

 

Visto por outro ângulo...

Quando se faz a análise da quilometragem pela população, a cidade de Rio Branco fica em 1º lugar, com 26,22 km para cada 100 mil habitantes; seguida por Florianópolis (23,53 km) e Vitória (18,94 km). Na lanterna estão Manaus, com 1,55 km para cada 100 mil habitantes, São Luís (3,23 km) e Macapá (3,45 km).

 

Para a Aliança Bike, o levantamento é importante, pois dá dimensão numérica e comparativa aos atrasos e avanços nas políticas cicloviárias. Porém, segundo a entidade, o trabalho também tem limitações, pois não apresenta informações qualitativas acerca das condições de implementação, manutenção e uso das estruturas. 

 

Confira aqui no site da Associação o levantamento completo. 

 

Leia também:
Prefeitura de Natal anuncia 115 km de ciclovias e ciclofaixas até 2024
São Paulo assina contratos para ampliar a malha cicloviária
Ciclovia lançada ontem (10) no Recife é antiga reivindicação
Prefeitura do Rio inicia obras para restaurar ciclovias da cidade
USP inaugura ciclovia com 36 km em São Paulo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário