Caminhos para a tarifa zero: tema de encontro em BH

Evento na capital mineira, de 20 a 23 de julho, traz convidados internacionais para discutir com movimentos sociais e gestores o modelo Tarifa Zero no transporte coletivo

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 29 de junho de 2022

Evento inclui visita a Caeté, na RMBH, que tem tar

Evento inclui visita a Caeté, na RMBH, que tem tarifa zero

créditos: Reprodução

Entre os dias 20 e 23 de julho acontece em Belo Horizonte o "2º Encontro: Transporte como um direito e caminhos para a tarifa zero", organizado pelos movimentos Nossa BH e Tarifa Zero BH, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Fundação Rosa Luxemburgo, Laboratório de Estudos Urbanos e Metropolitanos (Lab.Urb UFMG), Prefeitura de Caeté e Observatório das Metrópoles.

 

Além de representantes de diversos movimentos sociais, gestores, ativistas e pesquisadores de todo o Brasil, o evento terá também a presença de convidados ligados ao tema da Alemanha e da Bélgica. 

 

O evento, sediado na Escola de Arquitetura da UFMG, também contará, no dia 22 de julho (sexta-feira) com uma visita de campo a Caeté, município que adotou a tarifa zero em seu transporte coletivo.

 

A programação se estende por quatro dias e 8 mesas. Para acompanhar toda a programação as inscrições devem ser realizadas neste link

 

Tarifa zero

Na sequência do que foi tratado no primeiro evento sobre o tema, realizado em 2019 na cidade de Niterói (RJ), agora serão debatidas as possibilidades de financiamento público do transporte coletivo, especialmente no modelo de tarifa zero. 

 

Segundo os organizadores, a crise estrutural enfrentada pelo setor de transporte urbano de passageiros coloca no centro da discussão, para além das alternativas de financiamento, os modelos de operação e concessão e formas de prover ao setor a sustentabilidade ambiental necessária e a capacidade de atração de novos passageiros.

 

O objetivo é fortalecer o diálogo sobre diferentes perspectivas para a adoção da tarifa zero, proposta que vem surgindo para financiar o sistema de transporte público em realidades tão distintas como cidades de pequeno e médio porte no Brasil, quanto municipalidades na Alemanha, por exemplo. 

 

 

Serviço

Transporte como um direito e caminhos para a tarifa zero

Quando: dias 20, 21, 22 e 23 de julho

Local: Escola de Arquitetura da UFMG - R. Paraíba, 697 - Savassi, BH (MG)

Programação: clique aqui.

 

Leia também:
"Aumentar a tarifa ou aumentar os subsídios"
Tarifa zero chega à cidade de Matinhos, no litoral do Paraná
Um mês de tarifa zero, três vezes mais usuários. O caso de Parobé (RS)
Araucária (PR) reduz novamente a tarifa de ônibus, agora para R$ 1,50
Passagem de ônibus gratuita aos domingos é aprovada em Maceió


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário