Gráfico da Nasa mostra que já estamos em uma catástrofe climática

Animação revela a aceleração do aquecimento nos últimos anos. O que fazer? Caminhe, use o metrô ou a bicicleta...

Notícias
 

Fonte: Nasa  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 29 de julho de 2022

Imagem da animação gerada pela Nasa

Imagem da animação gerada pela Nasa

créditos: Nasa/Gistemp Climate Spiral


Não faltaram alertas, mas mesmo os cientistas mais pessimistas parecem ter subestimado os efeitos do aquecimento global no aumento da temperatura terreste. Nos últimos anos o calor extremo está afetando a vida na maioria dos países e o verão de 2022 no hemisfério norte está assustando e provocando doenças e mortes entre europeus e norte-americanos.


Enquanto isso, o inverno aqui no Sudeste e no Sul do Brasil também está bastante quente e seco. E os incêndios florestais se tornaram uma imagem comum em todos os noticiários cotidianos. Enfim, já estamos enfrentando uma catástrofe climática e se continuarmos queimando combustíveis fósseis e destruindo florestas e áreas verdes urbanas, a situação tende a piorar ainda mais em novas crises de secas, frio e calor extremos, com graves problemas para a produção de alimentos.


Para quem ainda tem dúvidas sobre esse aquecimento constante e crescente, a Nasa produziu um infográfico animado que mostra as temperaturas médias da Terra desde o século 19 e revela como o planeta está ficando mais quente nos últimos anos.



Animação produzida pela Nasa. Clique e veja o vídeo Imagem: Reprodução

 

A 'Espiral Climática' é uma visualização projetada pelo cientista climático Ed Hawkins, do Centro Nacional de Ciências Atmosféricas da Universidade de Reading. A visualização apresenta as variações mensais da temperatura global entre os anos 1880-2021. Essas temperaturas são baseadas na Análise de Temperatura da Superfície GISS (Gistemp v4), uma modelagem estimativa da mudança global da temperatura da superfície. As anomalias são definidas em relação a um período base de 1951-1980.


O Goddard Institute of Space Studies (GISS) é um laboratório da NASA gerenciado pela Divisão de Ciências da Terra do Goddard Space Flight Center da agência em Greenbelt, Maryland. O laboratório é afiliado ao Instituto da Terra da Universidade de Columbia e à Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Nova York.


E você, o que pode fazer?

Antes de sair de casa, pense bem se você realmente precisa tirar seu carro da garagem. Parece pouco, mas a cada 10 km percorridos, você joga pelo menos 1 kg de carbono na atmosfera. E usando o carro todos os dias, mesmo que seja só para levar o filho à escola, ou ir até a academia, ou fazer compras no mercado, você vai jogar cerca de meia tonelada de gases de efeito estufa no ar a cada ano. 

 

Caminhe, pedale, use o transporte público, conserve o seu jardim e as árvores ao seu redor. Pense nisto no final de semana e procure mudar seus hábitos. 


Leia também:
Transporte responde por 14% das emissões globais
Situação Global do Transporte e Mudança Climática Global
Belém mostra projetos para transporte urbano hidroviário
Vale a pena abrir mão do carro em São Paulo?



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário