Leia e explore o Estudo Mobilize 2022

Dez anos da lei de mobilidade urbana: o que mudou? Para onde vai a mobilidade urbana no Brasil?

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 24 de setembro de 2022

Imagem do Estudo Mobilize 2022

VLT Carioca. Imagem do Estudo Mobilize 2022

créditos: Lauro Rocha/Mobilize Brasil


A nova pesquisa do Mobilize Brasil nas 27 capitais brasileiras mostra alguns pequenos avanços para pedestres e ciclistas e uma crise permanente nos transportes públicos. Estudo reúne informações e avaliações colhidas em todas as capitais e oferece ideias para mudar o cenário nas ruas do país. O trabalho foi lançado na terça-feira (20) em transmissão pelas redes sociais


Parceiros de várias organizações brasileiras entre arquitetos, engenheiros, professores e estudantesde várias outras áreas participaram do encontro de lançamento do Estudo Mobilize 2022, um levantamento realizado nas 27 capitais brasileiras sobre os avanços ou retrocessos na mobilidade urbana sustentável.


A pesquisa levantou indicadores sobre a oferta de transportes públicos, infraestrutura cicloviária, além de recursos para o conforto e segurança de pedestres em cada uma das capitais brasileiras, buscando entender o estágio de evolução dessas cidades em relação às diretrizes da política nacional de mobilidade.


Em outra fase do trabalho, pesquisadores saíram às ruas para "aferir a mobilidade na prática", verificando os tempos de espera nos terminais, tempos de viagem, condições dos veículos e da infraestrutura, integração entre modos de transportes e também os gastos com os deslocamentos realizados. Além do relatório, o Estudo também gerou um Painel de Dados, ferramenta interativa que permite cruzar e comparar as informações e resultados obtidos entre as várias cidades e também com as médias brasileiras.


Live de lançamento
Participam do evento de lançamento o diretor do Mobilize, Ricky Ribeiro, Mariana Melo, Marilia Hildebrand e Marcos de Sousa, da equipe Mobilize, Lorena Freitas (ITDP), Tathiana Murillo (Caminha Rio), Uirá Lourenço (Brasília para Pessoas), Doriane Azevedo (UFMT), Leo Grala (Pedala Manaus), além de Alzira Bruna Sena (Fortaleza), Luan Rusvell (Teresina) e Caroline Belló (Curitiba). Destaque também para Normano Ribeiro (Able-On) e Marina Convertino, do Itaú, instituição que patrocina o Mobilize Brasil desde sua criação, em 2011.

 

ACESSO AOS DADOS
Todas as informações colhidas pelos colaboradores ou oferecidas pelas prefeituras das 27 capitais estão disponíveis, de forma aberta aos interessados em conhecer detalhes e resultados da pesquisa. 


>Acesse a página do Estudo Mobilize 2022.


>Acesse a apresentação do Estudo Mobilize 2022: e
m formato pdf, com 36 páginas, o arquivo traz informações sobre o processo de trabalho e um resumo dos resultados no Brasil e em algumas cidades avaliadas.


>Acesse o relatório completo do Estudo Mobilize 2022: 
em formato pdf, com 173 páginas, o trabalho traz um panorama detalhado da situação em cada uma das capitais brasileiras, em textos e gráficos.

 

>Acesse o Painel de Dados: interativo, o painel permite explorar as informações sobre o Estudo, comparando dados de cada cidade e também entre as capitais.

 

Apoio e patrocínios
O Estudo Mobilize 2022 contou com o patrocínio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), das empresas Itaú Unibanco, Iosan Soluções Financeiras, e 99 App, além do apoio técnico das consultorias Able-On e EY.

 

Leia também:
Recife reforça segurança viária no entorno de escolas
Diesel mais barato não resolve os dilemas do transporte público, diz NTU
E-Bus Radar: ônibus elétricos na América Latina
França caminha para ser uma 'nação de bicicletas'
Rio lança enquete para elaboração do Plano de Segurança Viária


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário