Tesla vai remover sensores ultrassônicos de seus carros

Empresa de Elon Musk anuncia que equipamento será retirado de sua linha de veículos já neste mês, ficando apenas as câmeras. Bastará à segurança?, questiona especialista

Notícias
 

Fonte: Reuters  |  Autor: Reuters (Hyunjoo Jin)/ Mobilize (edição)  |  Postado em: 06 de outubro de 2022

Sensores serão retirados dos carros, anuncia a Tes

Sensores serão retirados dos carros, anuncia a Tesla

créditos: Reprodução

A Tesla, fabricante de carros elétricos de Elon Musk removerá os sensores ultrassônicos de seus veículos e passará a usar apenas câmeras nos sistemas de segurança e assistência ao motorista. Segundo a Tesla, a medida valerá a partir deste mês, informa a agência de notícias Reuters.

 

Atualmente os carros da Tesla têm 12 sensores ultrassônicos nos parachoques dianteiro e traseiro. Os sensores são usados principalmente em tarefas de estacionamento e, o que pode ser mais preocupante, na detecção de objetos próximos.

 

"Vão economizar alguns dólares. Essas coisas são bem baratas", disse Sam Abuelsamid, analista da Guidehouse Insights, referindo-se aos sensores ultrasônicos. 

 

A Tesla começou no ano passado a deixar de equipar seus carros com sensores de radar por causa da escassez de componentes eletrônicos (chips) na indústria.

 

Segundo Elon Musk, a Tesla tem como obter autonomia total dos veículos apenas com câmeras, mas no entanto a empresa tem perdido prazos de lançamento de carros totalmente autônomos.

 

Paralelamente, a montadora vem enfrentando crescente fiscalização de autoridades sobre o sistema "Autopilot" após acidentes envolvendo carros da marca.

 

Desde 2016, a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA abriu 38 investigações especiais de acidentes que envolvem automóveis da Tesla. Em setembro deste ano a montadora foi processada por, supostamente, enganar o público ao anunciar os recursos de piloto automático e full self-driving, e registrar acidentes de consumidores que compraram ou alugaram os veículos da marca. As acusações incluem a disseminação de falsas informações quanto a funcionalidade da tecnologia e sua segurança.

 

Transição

A Tesla afirmou que quer retirar os sensores ultrassônicos do Model 3 e do Model Y nos próximos meses, incluindo o Model S e o Model X na medida em 2023.

 

A transição vai limitar temporariamente os recursos de estacionamento automatizado, mas não afetará a segurança contra colisões, afirma a Tesla.

 

Enquanto empresas de tecnologia de direção autônoma e montadoras usam múltiplos sensores, como os lidars, a Tesla depende apenas de câmeras e inteligência artificial para fazer seus veículos reconhecerem o ambiente ao redor.

 

"A questão é o quão bem câmeras podem ver um carro próximo, algo que as vezes é limitado em algumas ocasiões", disse Philip Koopman, professor da Universidade Carnegie Mellon.

 

Leia também:
Tesla fará recall em 53 mil carros nos EUA; por razões de segurança
Piloto automático da Tesla confunde Lua com semáforo amarelo
Pequim autoriza uso de táxis autônomos sem motorista de segurança
Tecnologia que reduz velocidade em zonas 30 é testada na Europa
Locadora Hertz anuncia compra recorde de 100 mil carros Tesla


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário