Pequim autoriza uso de táxis autônomos sem motorista de segurança

Duas empresas saem à frente por já desenvolverem em fase de testes o veículo autônomo com essa tecnologia em cidades chinesas, desde 2021

Notícias
 

Fonte: CanalTech  |  Autor: CanalTech  |  Postado em: 04 de maio de 2022

Passageira escaneia código para usar o Apollo Go R

Passageira escaneia código para usar o Apollo Go Robotaxi

créditos: Baidu/Divulgação

As autoridades de Pequim autorizaram o funcionamento de táxis autônomos na capital chinesa sem a presença de um motorista de segurança. Com essa decisão, duas empresas que já oferecem essa modalidade na cidade - a Baidu e a Pony.ai - saem na frente para concorrer nesse promissor mercado de mobilidade urbana.

 

Os táxis autônomos de ambas as empresas poderão atuar dentro de uma área delimitada de 60 km² na "zona piloto" de Yizhuang, em Pequim, no horário entre 10h e 16h. 

 

A Baidu, em processo mais avançado de desenvolvimento e frota, informa que colocará todos os seus 10 carros do programa Apollo Go à disposição das pessoas, enquanto a Pony.ai não revelou a quantidade de seus carros.

 

Ainda segundo a Baidu, a intenção da empresa é expandir sua frota nesse local para 30 carros, em breve. Conhecida por ser o "Google da China", a empresa já opera experimentalmente com carros autônomos em nove cidades chinesas: Pequim, Xangai, Shenzhen, Guangzhou, Chongqing, Changsha, Cangzhou, Yangquan e Wuzhen.

 

Outra empresa que desenvolve táxis autônomos na China é a Pony.ai. 

 

Foto ilustrativa do interior do carro sem motorista: Pony.ai/Divulgação

 

Tanto a Pony.ai quanto a Baidu já testam carros autônomos em Pequim desde 2021, sempre com o intuito de desenvolver seus veículos e, ao mesmo tempo, buscar a regulamentação das autoridades. Juntas, as empresas já totalizaram mais de 38 milhões de quilômetros em testes de rodagem nos últimos anos.

 

Leia também:
Ônibus autônomos da Mobileye devem rodar nos EUA em 2024
Tesla fará recall em 53 mil carros nos EUA; por razões de segurança
BYD faz parceria com a Nuro para produzir veículos autônomos
China se prepara para a chegada dos "robotáxis"
Google começa a testar carros autônomos em São Francisco (EUA)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário