Tem um trabalho sobre Tarifa Zero e quer divulgar?

Não perca esta chance: até 15 de janeiro está aberta chamada para publicação, sem custos, de artigos e ensaios no Dossiê Tarifa Zero, do instituto Multiplicidade

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Multiplicidade  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 17 de novembro de 2022

Inscreva seu texto sobre Tarifa Zero em periódico

Inscreva seu texto sobre Tarifa Zero em periódico científico

créditos: Divulgação

Está aberta a chamada para publicação de artigos, ensaios e entrevistas para o dossiê temático Tarifa Zero: transição energética, combate às desigualdades e ampliação da democracia nas cidades. Os interessados podem encaminhar seus textos até o dia 15 de janeiro de 2023.

 

O dossiê será publicado no Journal of Sustainable Urban Mobility (Josum), periódico científico sobre mobilidade urbana editado pelo Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana e conta com apoio institucional da Fundação Rosa Luxemburgo. A previsão é que o dossiê seja publicado em março do ano que vem. 

 

O tema do dossiê foi escolhido a partir do entendimento de que a Tarifa Zero pode ser parte da solução para o aprofundamento da crise de transporte urbano, perspectiva reforçada pela multiplicação de experiências recentes, afirmam os organizadores.

 

Segundo informações levantadas pelo Instituto, no Brasil, pesquisadores já identificaram políticas universais de passe livre em 52 municípios brasileiros, dos quais 22 aboliram as catracas em 2021 ou 2022, incluindo o mais populoso, Caucaia (CE), com 368 mil habitantes. 

 

Ao todo, a estimativa é que mais de dois milhões de pessoas são beneficiadas pela tarifa zero no Brasil. No mundo, dados do site colaborativo Free Public Transportation mostram que já são mais de 250 cidades.

 

Chamada

A equipe organizadora explica que, para ser aceito, o texto deve seguir as diretrizes da política editorial do Josum e será avaliado pelos  pares da comunidade científica de maneira duplo cega, quando nem pessoas autoras, nem pessoas pareceristas são identificadas para garantir a isenção da avaliação. 

 

Para o dossiê, não haverá cobrança de pagamento APC (Article Processing Charges) e todo o conteúdo será distribuído de maneira livre e gratuita no sistema OJS do Josum que pode ser acessado por qualquer pessoa no endereço www.ipmmu.com.br/josum.

 

A chamada completa para a publicação no Josum está disponível neste link.  Para submeter seu texto, leia primeiramente a chamada completa, em seguida faça o cadastro no sistema do Josum e veja as regras de submissão. 

 

Leia também:
Movimento pela tarifa zero no transporte público cresce no país
Passe livre nas eleições beneficiou quase 100 milhões de eleitores
Tarifa Zero em Luxemburgo: veja como funciona
Tarifa zero funciona?
Ônibus grátis aos sábados: uso do serviço sobe 113% em Olímpia (SP)
Tarifa zero chega à cidade de Matinhos, no litoral do Paraná

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário