Realizada anualmente pelo Ministério das Cidades, a Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana (Pemob)reúne dados sobre o transporte público em municípios com mais de 250 mil habitantes. E em 2025, o prazo para que gestores públicos - prefeitos, secretários, planejadores e demais servidores municipais que respondem pela área de transporte e mobilidade - preencham o cadastro on-line da Pemob vai até o dia 18 de agosto.
O principal objetivo da Pemob é traçar um panorama detalhado da mobilidade nas grandes cidades. A pesquisa coleta informações sobre oferta, demanda, tarifas, integrações e financiamento do transporte público. Os dados servem de base para o planejamento e a avaliação de políticas públicas. A partir de 2019, a pesquisa também passou a incluir o transporte intermunicipal nas regiões metropolitanas.
Além de reunir informações estratégicas, a Pemob contribui para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana (Simu). A plataforma oferece dados organizados e visualizações rápidas sobre o setor, facilitando o acesso à informação e o apoio a gestores públicos.
“O levantamento é uma ferramenta essencial de monitoramento e avaliação, que contribui diretamente para aprimorar as políticas públicas de mobilidade no país. Os dados locais e regionais são fundamentais para definir a política tarifária, planejar a infraestrutura, orientar a gestão e melhorar a qualidade dos serviços. Tudo isso com o objetivo de garantir uma mobilidade urbana mais acessível, sustentável, segura e eficiente para a população brasileira”, destacou a diretora substituta de Regulação da Mobilidade e Trânsito Urbano do Ministério das Cidades, Danielle Holanda.
Leia também:
Ministério das Cidades oferece cursos de mobilidade urbana
Estruturar a gestão pública da mobilidade urbana é tarefa urgente
Insper lança a Rede de Cidades sobre Mobilidade Sustentável
Novo PAC 2025 tem R$ 8,4 bi para mobilidade urbana sustentável
E que tal apoiar o Mobilize Brasil?
