O ano de 2022 passou chispando...

Agora, vamos aproveitar e dar uma paradinha para descansar, reunir os amigos, a família, e reafirmar os laços de amizade e fraternidade. E que venha 2023!

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 16 de dezembro de 2022

Boa festa, de bike, a pé ou no transporte público

Boas festas, de bike, a pé ou no transporte público!

créditos: M. Özgür Nevres e Mobilize

Amig@s,

Estávamos aqui pensando, matutando sobre as imagens que poderíamos incluir nas mensagens de final de ano - entre trens, ônibus, metrôs natalinos - quando recebemos o post do fotógrafo e ciclonauta Lauro Rocha com sua "bicicleta árvore de natal". No dia seguinte, sem mais nem menos, a Paula Monteiro, nossa especialista em redes sociais, "roubou" a imagem e produziu a singela mensagem de Boas Festas que reproduzimos aqui embaixo:



 

Assim têm sido estes mais de 11 anos do Mobilize Brasil: trabalhamos sempre em equipe, contando com as ideias, críticas, broncas e valiosas contribuições de nossos leitores e colaboradores.

Neste ano de 2022, em meio às tempestades políticas, sociais e econômicas que varreram o mundo e paralisavam o Brasil, conseguimos montar uma rede nacional de colaboradores que nos ajudaram a concluir o Estudo Mobilize 2022, um detalhado levantamento das condições de mobilidade urbana nas 27 capitais do país. O trabalho foi entregue ao GT de Cidades do governo de transição e em 2023 também será enviado aos prefeitos e novos governadores de todos os estados do Brasil.

Ainda em 2022 realizamos várias "lives" e participamos de debates sobre temas relativos às políticas de mobilidade, como a tarifa zero, o sistema único de mobilidade, a transição elétrica nos transportes públicos, a acessibilidade nas ruas e a necessidade de acalmar o tráfego urbano para que tenhamos cidades mais humanas. 

Sabemos que nada disso faz sentido se o Brasil não conseguir reduzir as desigualdades sociais, melhorar a saúde pública, gerar empregos, oferecer escolas às crianças e casas para as milhares de famílias que estão vivendo nas ruas do país. Mas também sabemos que todas essas políticas públicas poderiam e deveriam estar integradas de forma harmônica.

Novas formas de mobilidade têm potencial para gerar novos empregos, que podem estar mais próximos das moradias, acessíveis por novas calçadas e ciclovias, que exigirão pequenas obras, que geram novos empregos...em um ciclo virtuoso. Pode parecer utópico, mas a utopia serve justamente para guiar as boas mudanças. Avançamos, mas ela sempre está à nossa frente.

Sonhos à parte, antes de fechar o ano, lembramos que os boletos continuam a chegar.
Se puder faça uma doação aqui para os projetos que virão em 2023. A propósito, agradecemos o inestimável apoio de nossos patrocinadores: Itaú Unibanco, Instituto Clima e Sociedade, app 99 e Iosan. Muito obrigado.




Para colaborar, acesse a página Parceiro Contribuinte e faça sua doação

Voltaremos em fevereiro ou em edição extraordinária.
E vamos com a bicicleta piscante. Boas festas a todos e todas!

 :-)  Equipe Mobilize Brasil



 Leia também:
Pesquisa revela: Ruas sem carros trazem benefícios a bairros inteiros
Ciclovias e bikes para todos os lados e lugares...na Holanda
Trocar a van por bikes de carga? O que falta é mais infraestrutura
Gratuidade a idosos de 60 a 64 anos nos ônibus volta a valer em SP
Trem de Natal: veja as fotos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário