Metrôs da Bahia e de SP já aceitam pagamento com cartão na catraca

Salvador e SP anunciam uso de cartão ou celular para pagamento direto nos bloqueios. No Rio, a inovação foi adotada em 2018 e em Brasília, no ano passado

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/G1/Correio 24h  |  Autor: Regina Rocha / Mobilize Brasil  |  Postado em: 16 de fevereiro de 2023

Bloqueios na estação Palmeiras-Barra Funda do metr

Bloqueios na estação Palmeiras-Barra Funda do metrô de SP

créditos: Reprodução


Nesta semana, três estações de trem e metrô de São Paulo passaram a aceitar cartões de crédito e débito como meio de pagamento diretamente nas catracas. Antes, desde o final de 2021, a tecnologia por aproximação (NFT) só era possivel para uso em uma estação de trem metropolitano (CPTM). Agora, a novidade foi estendida desde domingo (12) à estação Barra Funda da linha 3-Vermelha, e desde ontem à estação Ipiranga, da linha 10-Turquesa.

 

E na Bahia, os usuários do metrô de Salvador e Lauro de Freitas desde terça-feira (14) podem também pagar suas passagens por aproximação usando cartões de crédito, débito, celular, smartwatches ou pulseiras de pagamento. O serviço está disponível em todas as 20 estações da CCR Bahia. Para fazer o pagamento basta aproximar o cartão ou dispositivo na parte inferior da catraca de acesso do metrô; no mesmo instante, uma luz verde indicará que o bloqueio está liberado.


Não é diferente do sistema em São Paulo: o usuário com a funcionalidade ativada e o cartão devidamente carregado terá acesso ao transporte assim que aproximá-lo da catraca. Segundo a Autopass, responsável pela instalação das catracas, a previsão é de que até o fim de fevereiro 12 estações tenham a opção de cartões de débito e crédito direto nos cartões. Entre elas estão a Jabaquara (1-Azul) e Consolação (2-Verde). Os nomes das outras sete estações ainda não foram divulgados.


Rio de Janeiro e Brasília
Desde 2018, bem antes portanto das duas capitais acima, os trens da Supervia, no Rio de Janeiro, já vinham aceitando transações por aproximação. Em seguida o sistema foi implantado também no metrô fluminense, onde é aceito em todas as estações. Por fim, em 2020, foi a vez das barcas. Sem esquecer que é possível ainda utilizar a tecnologia para pagar o pedágio da Linha Amarela, via expressa que liga a Barra da Tijuca à Ilha do Fundão.


A solução também foi adotada em setembro de 2022 pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), permitindo o pagamento com cartões de débito e crédito, smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamento nas 27 estações do sistema metroviário de Brasília.

 

Leia também:
Tarifa zero vai salvar os transportes públicos?
Governador do Rio adia tarifa de R$ 7,40 nos trens da Supervia
Moscou estreia pagamento de metrô com identificação facial
Quem tem direito à gratuidade no transporte público? 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário