Moscou estreia pagamento de metrô com identificação facial

Sistema começou a ser implantado em 240 estações, mas é alvo de críticas por "minar a privacidade e os direitos individuais"

Notícias
 

Fonte: Reuters  |  Autor: Gabrielle Tétrault-Farber/Reuters  |  Postado em: 19 de outubro de 2021

Câmeras identificam rosto e liberam a passagem

Moscou: câmeras identificam rosto e liberam a passagem

créditos: mosmetro.ru


O metrô de Moscou lançou na sexta-feira (15) um sistema de pagamento de passagens usando tecnologia de reconhecimento facial em mais de 240 estações, uma iniciativa que as autoridades disseram ser a primeira do tipo no mundo.


"Moscou é a primeira cidade no mundo onde esse sistema opera em tal escala", disse Maxim Liksutov, chefe do departamento de transportes da capital russa, em comunicado. Mas, Liksutov ressaltou que o uso do "Face Pay" é voluntário e que outros métodos de pagamento continuam em uso. Para usar o sistema, os passageiros devem enviar sua foto e vinculá-la aos cartões de transporte e banco no aplicativo do Metrô de Moscou. Para usar o metrô, os passageiros registrados no "Face Pay" pdevem olhar para uma câmera instalada na catraca.


O departamento de transporte da cidade disse que os dados dos passageiros seriam criptografados com segurança. Grupos de direitos digitais, no entanto, dizem que o sistema pode minar a privacidade e os direitos humanos. No entanto, o grupo de ativistas Roskomsvoboda, dedicado a proteger os direitos digitais e a liberdade de informação, alertou que o Face Pay pode ser usado para fins de vigilância. Em 2018, quando a Rússia sediou a Copa do Mundo, a prefeitura de Moscou implementou um sistema de reconhecimento facial no metrô para detectar criminosos procurados.


Com 12,7 milhões de habitantes, a capital russa tem um dos maiores sistemas de videovigilância do mundo. O reconhecimento facial já havia sido usado para impor quarentenas durante a pandemia e os manifestantes presentes em comícios políticos disseram que a polícia o usou para fazer prisões e detenções preventivas.


Leia também:
Bilheterias fechadas: solução para os usuários de metrô/trens em SP?
Sua cidade trata bem as crianças? Ouça o Expresso #62"
Acessibilidade nas cidades é atropelada pelo Congresso"
Uma viagem no tempo, via monotrilho de Wuppertal


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário