Projeto na Câmara propõe o programa nacional Tarifa Zero

Proposta apresentada pelo deputado Jilmar Tatto (PT) busca estruturar uma política universal de transporte público gratuito no país

Notícias
 

Fonte: Assessoria de Jilmar Tatto  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 23 de março de 2023

Ônibus da linha Tarifa Zero de Volta Redonda (RJ)

Ônibus da linha Tarifa Zero de Volta Redonda (RJ)

créditos: Prefeitura de Volta Redonda

O deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP) apresentou nesta terça-feira (21 de março) na Câmara Federal, Projeto de Lei 1280/2023, que institui o Programa Tarifa Zero, autorizando os municípios a ofertar transporte público gratuito para trabalhadores e trabalhadoras na cidade em que residem.

 

O financiamento dessa política se daria por meio de um fundo composto com recursos provenientes do vale-transporte (VT) pago por empregadores, tanto empresas quanto pessoas físicas.

 

De acordo com a proposta, o empregador repassaria integralmente o recurso do VT para o município, sem cobrar nada dos funcionários. A administração municipal ficaria responsável por garantir transporte público para todas as pessoas em todos os dias da semana, sem limitação de viagens. 

 

Para Tatto, a Tarifa Zero é uma ideia que vai além da questão de mobilidade, e envolve também a democratização dos espaços públicos e o estímulo ao comércio local. “A instituição da Tarifa Zero enquanto política pública demandará uma série de ações. Esse PL é apenas uma delas", concluiu o deputado em nota divulgada hoje (23) à imprensa.

 

Leia também:
Araucária (PR) reduz tarifa de transporte para R$ 1,25
Campo Grande inicia debate sobre tarifa zero
Prefeitura de SP propõe tarifa zero, mas falta a audiência pública
Campanha por direito ao transporte público é lançada em Ponta Grossa (PR)
"Tarifa Zero no transporte público: é possível?"


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário