Ônibus: em busca do passageiro perdido

Subsídios, tarifa zero, qualidade e novo marco do transporte público podem facilitar o reencontro dos passageiros que fugiram durante a pandemia, diz relatório da NTU

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/NTU  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de abril de 2023

Ônibus em corredor de Curitiba, com tarifa de R$ 6

Ônibus em corredor de Curitiba, com tarifa de R$ 6,00

créditos: Luiz Costa/SMCS.


Três desafios precisam ser superados, a curto prazo, pelas empresas que operam sistemas de transportes coletivos por ônibus nas cidades brasileiras: 1. Recuperar os passageiros que optaram por outros modos; 2. Não perder mais passageiros; 3. Atrair novos usuários para o sistema de transporte coletivo. 

 

Os três pontos foram destacados no relatório "Transporte público por ônibus:  Impactos da pandemia de Covid-19"  divulgado hoje (11) pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e que mostra o desempenho do setor a partir da chegada da pandemia de Covid 19, no início de 2020, até fevereiro de 2023. Na prática, os "três desafios" se resumem a atrair e reter passageiros, operação que passa pela melhoria na qualidade dos serviços e pela readequação das tarifas à renda dos usuários.

 

No entanto, o maior problema apontado pelo relatório refere-se às perdas financeiras geradas pela pandemia, estimadas pela NTU em 36 bilhões de reais. 

 

O documento também destaca o crescimento do número de cidades (138) que adotaram subsídios para o transporte público, com "tarifa zero" em 74 dessas localidades. Veja gráfico:

 

Gráfico mostra a presença da tarifa zero em 74 cidades do país Fonte: Relatório da NTU


Além disso, doze capitais e regiões metropolitanas e outras 26 cidades do país adotaram a diferenciação entre a tarifa de remuneração (paga pelas prefeituras pela prestação do serviço) e a tarifa pública, que é o valor pago pelos passageiros.


Essa separação de tarifas já está prevista na Lei Federal 12.587/2012 e foi também incluída nas duas propostas de criação de um novo marco legal para o transporte público no Brasil. Uma delas, o Projeto de Lei 3278/2021, tramita no Senado Federal e torna obrigatória a separação das tarifas. A outra proposta foi elaborada pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, órgão do antigo Ministério do Desenvolvimento Regional, atual Ministério das Cidades, e ainda não foi apresentada ao Congresso Nacional.


Para saber mais, acesse o Relatório da NTU


Leia também:
Coalizão Triplo Zero reúne-se em São Paulo
Tarifa zero vai salvar os transportes públicos?
Subsídio no transporte vai de 45% a 70% na Europa
Transporte público pede transparência e subsídio


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário