Prêmio Cidade Caminhável: Inscreva sua localidade até 21/7

Realizado pelo Instituto Caminhabilidade, o prêmio pretende valorizar políticas públicas que melhorem e estimulem o hábito de caminhar nas cidades brasileiras.

Notícias
 

Fonte: Instituto Caminhabilidade  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 10 de julho de 2023

Caruaru, vencedora em 2022, na Categoria Cidade Mé

Caruaru, vencedora em 2022, na Categoria Cidade Média

créditos: Instituto Caminhabilidade


O Instituto Caminhabilidade anuncia a segunda edição do Prêmio Cidade Caminhável, ação iniciada em 2021 com o objetivo de valorizar propostas, projetos e politicas públicas que valorizem o caminhar, que é a forma mais simples, natural, econômica e saudável de mobilidade.


Neste ano, serão aceitos projetos e iniciativas implementados a partir de 1º de janeiro de 2021 até 31 de dezembro de 2022, mesmo que já estivessem em elaboração e discussão antes deste período. Todos os municípios brasileiros podem participar, já que são contempladas três categorias de cidades: pequenas (até 100 mil habitantes), médias (até 800 mil habitantes) ou grandes, com mais de 800 mil habitantes).


Podem ser inscritos projetos com diferentes abordagens do tema, como: requalificação de área urbana com foco no caminhar; redistribuição viária; medidas de acalmamento de tráfego; acessibilização de rotas; informação para pessoas a pé; programas de abertura de ruas para pessoas; pesquisas e dados sobre deslocamento a pé; urbanismo tático e participativo para qualificação de ruas; entre outros.


Na primeira edição, em 2021, foram premiadas as cidade de Conde (PB), Caruaru (PE) e Fortaleza (CE), respectivamente nas categorias de cidades pequenas, médias e grandes. Em Conde, tratava-se de uma remodelação do centro da cidade; Em Caruaru, o projeto envolvia a criação de uma Via Parque, um corredor exclusivo para pedestres que corta toda a cidade. Fortaleza ganhou o prêmio por desenvolver um Plano de Caminhabilidade.


Juradas
O júri será composto por quatro especialistas em cidades caminháveis e acessíveis: 

Circe Monteiro, arquiteta e urbanista paranaense, professora titular da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Coppe (Universidade Federal do Rio de Janeiro), doutora em Sociologia Urbana na University of Oxford e coordenadora do grupo de pesquisa transdisciplinar para inovações em cidades, o Inciti/UFPE; 

Gessica Macano, cientista política moçambicana e diretora executiva do Centro de Estudos Urbanos de Moçambique (CeUrbe);

Hannah Machado, arquiteta e urbanista paulista, mestre em Gestão e Políticas Públicas, ex-Coordenadora de Desenho Urbano e Mobilidade da Iniciativa Bloomberg; e 

Taynara Gomes, paraense, mestre e doutoranda em arquitetura e urbanismo, professora e gerente de projetos da ONG Laboratório da Cidade.


Todas as inscrições irão compor o mapa público de iniciativas e projetos para a caminhabilidade, que serve de referência nacional. Já as iniciativas vencedoras ganharão a realização de um mini webdocumentário audiovisual e a gravação de um episódio de podcast no Canal Cidades Caminháveis do Instituto Caminhabilidade. Os projetos vencedores receberão entradas para a conferência Walk21 2023, com espaço de participação como conferencistas.


As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo formulário no site do Prêmio Cidade Caminhável entre os dias 12 de junho e 21 de julho de 2023. A divulgação das vencedoras acontecerá no dia 8 de agosto de 2023, Dia Mundial do Pedestre, nas redes sociais do Instituto Caminhabilidade e no site do Prêmio como parte da programação da Semana do Caminhar 2023. 

 

Serviço:
Prêmio Cidade Caminhável
Inscrições de 12/06/2023 a 21/07/2023
Informações no site www.premiocidadecaminhavel.org



E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

 

Leia também:
Projeto empresta bicicletas a ribeirinhos do Pará
Tembici x Waze: um desafio de eficiência
Bicicleta, mais do que um modo de transporte
WRI Brasil lança plano de Nova Economia para a Amazônia
Barcos autônomos farão transporte de passageiros no Rio de Janeiro



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário