Bicicleta pode ter que pagar mesmo imposto de cigarros e álcool

Reforma Tributária aprovada na Câmara inclui bicicleta no chamado imposto seletivo, que taxa produtos nocivos à saúde e meio ambiente. Campanha quer corrigir esse absurdo

Notícias
 

Fonte: Aliança Bike  |  Autor: Mobilize Brasil/ Aliança Bike  |  Postado em: 18 de setembro de 2023

Abaixo-assinado pede por bike fora do imposto sele

Abaixo-assinado pede por bike fora do imposto seletivo

créditos: Divulgação

O que bicicletas, cigarros, armas e bebidas alcoólicas têm em comum? De acordo com o novo texto da Reforma Tributária aprovada em julho na Câmara dos Deputados, e que deverá passar pelo Senado, muita coisa. Afinal, o texto inclui a possibilidade de que as bicicletas sejam taxadas da mesma forma que os demais produtos citados, no contexto do novo Imposto Seletivo Federal (IS).

 

Importante lembrar que este tributo tem sido chamado popularmente de “imposto do pecado”. O motivo? Ele está sendo criado, em tese, como um desestímulo a produtos que fazem mal à saúde e ao meio ambiente. 

 

“A possibilidade da inclusão da bicicleta no IS é um contrassenso por si só. Trata-se de um equívoco muito grave, pelo simples fato de a bicicleta ser uma ferramenta que representa o oposto dos produtos nocivos: ela faz bem à saúde e o seu uso auxilia no combate às mudanças climáticas”, explica Rodrigo Coelho, presidente do Conselho Deliberativo da Aliança Bike (Associação Brasileiras do Setor de Bicicletas).

 

“A tributação da bicicleta já é altíssima no Brasil, correspondendo a 72% do custo total. O que defendemos é a desoneração ampla e mais justa da cadeia produtiva da bicicleta”, complementa. 

 

A medida, porém, pode criar um tributo extra para as bicicletas no país. Como efeito direto, o preço delas seria elevado ainda mais – tornando-as um bem menos acessível para a população brasileira.

 

O que diz o texto da Reforma Tributária

Na Reforma aprovada pela Câmara dos Deputados, fica claro que o principal objetivo do Imposto Seletivo é onerar a produção, a comercialização e a importação de bens prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. No texto, porém, esta ação se estende a produtos que também tenham alguma produção na Zona Franca de Manaus. 

 

Aí entra o segundo ponto que merece atenção: a maior parte da produção de bicicletas do país não acontece na Zona Franca, mas estende-se por praticamente todos os estados do país. O que significa que o IS teria um efeito negativo para a maior parte da indústria de bicicletas do país.  

 

Quanto do mercado de bicicletas no Brasil poderá ser afetado pelo Imposto Seletivo:

- 82% de toda produção de bicicletas do país;

- Quase 90% das bicicletas comercializadas ficarão mais caras para a população;

- 87,5% da mão de obra formalmente empregada na indústria de bicicletas seria impactada negativamente;

- 98,7% dos estabelecimentos industriais de bicicletas e componentes no país passariam a pagar imposto seletivo.

(Fontes: IBGE e RAIS)

 

“Acreditamos que uma política tributária justa precisa olhar para a produção do setor de bicicletas como um todo no Brasil. Onerar excessivamente o setor de bicicletas não faz jus aos benefícios diretos que o uso da bike traz para a sociedade”, comenta Rodrigo.

 

Com os dados, fica claro para a entidade que o Imposto Seletivo trará impactos negativos diretos no acesso à bicicleta, com produtos mais caros e inacessíveis, especialmente sobre a população de mais baixa renda. De acordo com a Pesquisa Anual de Comércio Varejista de Bicicletas 2022, da Aliança Bike, mais de 70% das bikes consumidas no Brasil têm preço entre R$ 800,00 e R$ 2.500,00 – consideradas bicicletas de entrada, mais baratas.

 

Campanha Salve a Bike
Por conta da possibilidade da inclusão das bicicletas no imposto do pecado, a Aliança Bike criou a campanha Salve a Bike. O objetivo é tirar a bicicleta da incidência do imposto seletivo na reforma tributária por meio do apoio popular. Todas as informações da campanha, incluindo o abaixo-assinado, estão na página da campanha

 

 

 

Parlamentares ignoram pedido de leitor
Na semana passada, recebemos um comentário de David Marques da Silva, de Guarantã do Norte (MT), localizada no "coração" do país. David é vereador (Podemos) em seu município e entusiasta do uso da bicicleta nas cidades.  

Ele explica que em agosto passado enviou ofícios a todos os deputados e senadores de Mato Grosso pedindo atenção "para que a nova reforma tributária avalie de forma justa a taxação de impostos sobre bicicletas". Na correspondência David lembra que "muitos usuários de bicicletas, sejam elas elétricas ou convencionais, optam por esse meio de locomoção devido à falta de condições financeiras para utilizar combustíveis, bem como para fins de competição ou lazer. Além disso, o uso de bicicletas traz benefícios significativos para a saúde, contribuindo para a redução dos gastos com o Sistema Único de Saúde (SUS)", completa o texto. Indignado, o vereador comenta que não obteve nenhuma resposta dos parlamentares matogrossenses.


Abaixo uma das correspondências enviadas:

 

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

Leia também:
Redução de impostos para bicicletas vira projeto de lei
Programa Bicicleta Brasil. Agora vai?
Países europeus querem incluir a bicicleta na mobilidade pós-pandemia
Produção de bicicletas em 2021 foi abaixo do nível pré-pandemia
Preço de bicicletas deve cair, após queda de 35% nas vendas em 2022


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

David Marques - 19 de Setembro de 2023 às 15:00 Positivo 1 Negativo 0

Sabem o que é pior???? encaminhei um oficio a todos os senadores do Mato Grosso e tambem aos Deputados Federais e nao obtive resposta alguma...infelizmente... caso queiram ver o teor do oficio mande me um e mail para 1davidmarques2@gmail.com

Thereza - 19 de Setembro de 2023 às 10:48 Positivo 1 Negativo 0

O que é mais ofensivo ao meio ambiente e ao homem? 1) cigarro 2) álcool 3) bicicleta 4) gás carbônico 5) arma de fogo 6) maconha. 7) político que não tem neurônios

Clique aqui e deixe seu comentário