Fórum Mundial da Bicicleta começa hoje (1º), no México

Encontro, na Cidade do México, segue até domingo (5) com debates, filmes, exposições, jogos e bicicletadas. É a 12ª edição do Fórum, que nasceu em Porto Alegre, em 2012

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 01 de novembro de 2023

12º Fórum Mundial da Bicicleta

12º Fórum Mundial da Bicicleta, que segue até domingo (5)

créditos: Reprodução


Começa hoje (1º) e segue até domingo, 5 de novembro a 12ª edição do Fórum Mundial da Bicicleta, que neste ano acontece no bairro Gustavo Madero, na Cidade do México. O Fórum - é bom lembrar - nasceu em 2012, em Porto Alegre (RS), para lembrar o triste atropelamento de ciclistas que participavam de uma bicicletada Massa Crítica, um ano antes, na capitall gaúcha.


O encontro aponta o conceito de “Bicivilização”, a partir de uma "Visão Periférica", que inclui países, cidades e bairros periféricos no movimento de difusão da mobilidade por bicicletas, incluindo a participação ativa das mulheres, com resume este trecho do manifesto do Fórum:


"...Reunimos visionários, especialistas e entusiastas de todo o mundo para discutir, trocar conhecimentos e desenvolver propostas poderosas que defendam e promovam o incrível potencial das bicicletas. Nossa missão vai além dos limites da cidade, abraçando o conceito de “Bicivilização”, capacitando as periferias para se tornarem a força motriz de políticas públicas sustentáveis. Juntos, harmonizamos regulamentações, promovemos a inclusão e nos esforçamos para reduzir o impacto devastador dos acidentes de trânsito. Ao fortalecer os alicerces da mobilidade e da segurança rodoviária, abrimos o caminho para um futuro melhor através do Sistema Nacional de Mobilidade e Segurança Rodoviária. Junte-se a nós na criação de Conselhos Consultivos de Mobilidade Sustentável e Segurança Viária, não só nas regiões centrais da cidade, mas também nos municípios periféricos da nossa grande cidade. O Fórum Mundial da Bicicleta constitui uma poderosa plataforma de integração, reforçando o nosso compromisso de partilha de boas práticas em mobilidade e segurança viária."

 

Eixos principais do encontro:

+ Visão periférica

+ Mulheres em bicis

+ Mobilidade e segurança viária

+ Economia circular e mobilidade

+ Cicloviagens, um despertar espiritual

+ Cicloativismo no mundo

 

Além das discussões, haverá apresentações musicais, exposições de fotos,exibição de filmes, mostra de bikes antigas, jogos, brincadeiras, oficinas de mecânica da bike, além das tradicionais bicicletadas.


Para saber mais e acompanhar o encontro, acesse os links:

http://foromundialdelabicicleta12.org/
https://twitter.com/ForoMundialBici
https://www.facebook.com/ForoMundialBici
https://www.instagram.com/stories/foromundialdelabicicleta/


 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

Leia também:
Aprovado o Passe Livre para estudantes em Ponta Grossa
Tarifa Zero é possível? Quem arca com seus custos?
Tarifa Zero chega a São Caetano do Sul, na Grande SP, nesta quarta (1º)
Nova York terá linhas de ônibus gratuitas a partir de setembro
Dez anos após protestos, Prefeitura de SP cogita a tarifa zero




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário