Rio inaugura praça em área de baixa emissão de carbono

Praça da Justiça, no centro, foi entregue nesta sexta (8). Espaço antes usado para estacionar carros ganha ciclovia, bicicletário, calçadas, bancos e jardins

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura do Rio  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 08 de dezembro de 2023

Praça da Justiça, que ganhou ciclofaixa e novos mo

Praça da Justiça, que ganhou ciclofaixa e novos mobiliários

créditos: Beth Santos/Prefeitura do Rio

A cidade do Rio de Janeiro ganhou, nesta sexta-feira (8), uma nova praça na região central. Trata-se da Praça da Justiça, rodeada por edifícios como o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), a Escola de Magistratura, a Associação dos Magistrados e a histórica Rádio Roquette Pinto. 

 

Nesse espaço, antes utilizado como estacionamento informal de carros, o projeto urbanístico implantou uma ciclofaixa, bicicletário, novas calçadas, bancos e jardins. A proposta é coerente com a área onde se localiza a praça, classificada como o primeiro Distrito de Baixa Emissão de Carbono do país (Decreto 51.047 de 29 de junho de 2022). O termo é adotado pelo grupo de cidades internacionais C40, que se comprometem com a implementação de ações como a criação de ruas verdes e saudáveis, para redução de emissões de gases de efeito estufa. 

 

A obra custou aos cofres municipais R$ 3,2 milhões, e foi realizada pela Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), dentro do programa Reviver Centro de recuperação urbanística, cultural, social e econômica dessa região da cidade. 

 

Segundo o subprefeito do Centro, Alberto Szafran, o objetivo de abrir uma ciclofaixa na praça localizada na Avenida Erasmo Braga é permitir o aumento do tráfego de bicicletas na região: "A partir do momento em que transformamos um logradouro público, que antes era basicamente um estacionamento, num ambiente de contemplação e convívio, estamos desestimulando a utilização de veículos por aqui e passamos a devolver esse espaço para os pedestres, que  poderão apreciar a beleza que é o centro da cidade do Rio de Janeiro", destacou.

 

Nova Praça da Justiça, no centro do Rio. Foto: Rosane Naylor e Rogério Britto/ TJRJ

 

Ciclovia, bicicletário e acessibilidade

De acordo com a Prefeitura, o projeto de urbanização e mobilidade da Avenida Erasmo Braga incluiu nivelamento da rua com as calçadas, pavimentadas com piso intertravado e granito. 

 

Com 5,2 mil m² de área, o espaço ganhou uma ciclovia, bicicletário com vaga para 18 bicicletas, rampa de acessibilidade, instalação de novos mobiliários urbanos e de postes de iluminação e refletores. A praça também recebeu o plantio de 20 árvores e arbustos. 

 

As baias para embarque/desembarque e carga/descarga de táxis, caminhões, carros e motos receberam pintura de sinalização horizontal e execução de piso de orientação e alerta.  

 

Leia também:
Rio adota aplicativo que facilita acesso ao ônibus a deficientes visuais
Por que o ritmo de expansão do metrô do Rio é lento?
Terminal inaugurado no Rio vai integrar BRT, ônibus e trens
Prefeito do Rio veta projeto que proibia bicicletas elétricas nas ciclovias


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?

Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário